Topo

Joselia Aguiar é a nova curadora da Flip e segunda mulher a ocupar o posto

A jornalista Joselia Aguiar, curadora da Flip Imagem: Silvia Constanti/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/10/2016 18h18

A jornalista baiana radicada em São Paulo Joselia Aguiar foi anunciada nesta sexta-feira (7) como a nova curadora da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Ela assume a edição de 2017 - que ainda não tem data - e substitui Paulo Werneck, curador de 2014 a 2016.

Joselia é a segunda mulher a ocupar o principal posto da festa literária que acontece anualmente em Paraty (RJ). Antes, apenas Ruth Lanna havia sido curadora, ao lado de outros sete nomes masculinos.

Veja também

Ruth Lanna foi também a responsável por levar Joselia como convidada pela primeira vez a Flip em 2006, quando participou da mesa que debatia o homenageado daquele ano, Jorge Amado. A jornalista, que agora assume a curadoria do evento, está preparando uma biografia do escritor baiano para o ano que vem.

Nascida em Salvador, Joselia Aguiar vive há 20 anos em São Paulo e há 12 escreve sobre literatura, mercado editorial e políticas públicas para a promoção da leitura no Brasil em veículos como os jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico.

Para a 15ª edição do principal evento literário do país, a curadora pretende "valorizar a experiência de estar em Paraty, fortalecer sua dimensão literária e reforçar o diálogo com outras artes, uma marca sua desde a primeira edição."

Em nota, Mauro Munhoz, diretor-geral da Flip, afirma que "a escolha de Joselia Aguiar como curadora da Flip se deu pela sua afinidade com o projeto Flip na busca de criar uma experiência que una a literatura com o território."

Seguindo com o projeto que acontece desde 2015, o site da Flip terá uma área para receber sugestões para a programação principal do evento, que deverão ser enviadas até 15 de fevereiro.

Em 2016, a Flip aconteceu entre 29 de junho e 3 de julho. Embora o evento sempre ocorra neste período, a data oficial para 2017 ainda não foi anunciada.

Mulheres cada vez mais presentes

A escolha da homenageada da última edição da Flip já apontava uma abertura maior às mulheres no evento. Ana Cristina Cesar, mais conhecida como Ana C., foi a segunda homenageada em 14 edições da festa. Antes da poeta carioca, apenas a escritora Clarice Lispector havia sido homenageada, em 2005.

A escolha de Ana C., no entanto, não agradou alguns críticos e frequentadores, que destacaram que a poeta não estava à altura de homenageados em edições passadas, como Guimarães Rosa, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. Muitos frequentadores também não conheciam a obra da homenageada.

O número de escritoras convidadas para a 14ª Flip, em 2016, também foi o maior da história do evento desde a sua criação, em 2003. Só no palco principal foram 17 autoras convidadas.

A jornalista bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015 e autora de Vozes de Chernobyl, foi a principal autora na programação deste ano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Joselia Aguiar é a nova curadora da Flip e segunda mulher a ocupar o posto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade