Topo

Leo Santana expõe desenhos e réplica de "Drummond de Copacabana" em BH

Réplicas de esculturas famosas do mineiro, como o poeta Carlos Drummond de Andrade no calçadão de Copacabana, estão na exposição - Divulgação
Réplicas de esculturas famosas do mineiro, como o poeta Carlos Drummond de Andrade no calçadão de Copacabana, estão na exposição Imagem: Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

04/10/2016 11h43

O artista mineiro Leo Santana expõe a partir desta terça (4) a mostra "Do outro lado do desenho", na Casa Fiat de Cultura. Entre esculturas em bronze e desenhos em grafite, ao todo são 51 obras, que colocam em paralelo a relação entre o bidimensional e o tridimensional na criação.

Na ampla ala de exposição, sem divisões, o público poderá conferir esculturas originais e inéditas, além de uma réplica de sua obra mundialmente famosa no calçadão de Copacabana, no Rio, retratando o poeta Carlos Drummond de Andrade. Leo Santana igualmente possui trabalhos do gênero espalhados por toda Belo Horizonte, como Henriqueta Lisboa e Roberto Drummond (ambos na Praça da Savassi), e o "Encontro Marcado" (Praça da Liberdade), que reproduz em tamanho real um bate-papo entre os escritores Fernando Sabino, Otto Lara Rezende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pelegrino.

Desenhos também mostram a paixão do artista pelos traços humanos - Divulgação - Divulgação
Desenhos também mostram a paixão do artista pelos traços humanos
Imagem: Divulgação

A mostra tem como propósito deixar as esculturas ao nível do chão, exatamente para os visitantes interagirem com as obras. A paixão do artista pelos traços humanos ainda é revelada pelos desenhos, porém aqui invertendo a lógica de ser esta uma técnica processual para se chegar à escultura final. Nesse sentido, é apresentada uma inversão, com as esculturas servindo de modelo para os desenhos em grafite.

A exposição, que já passou por Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), tem entrada gratuita e segue até 4 de dezembro.

Serviço
Exposição “Do outro lado do desenho – Leo Santana
Quando
: 4 de outubro a 4 de dezembro (de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h)
Onde: Casa Fiat de Cultura - Circuito Liberdade (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários)
Quanto: entrada gratuita
Classificação: Livre
Mais informações: (31) 3289-8900 / www.casafiatdecultura.com.br