Topo

Rio ganha novo centro cultural com galeria e ateliês no Cosme Velho

Casarão da Z42 Arte visto de cima, no Cosme Velho - Divulgação
Casarão da Z42 Arte visto de cima, no Cosme Velho Imagem: Divulgação

23/09/2016 17h36

O Z42 Arte, novo centro cultural do Rio de Janeiro, abre suas portas neste sábado (24), no Cosme Velho. Com cinco salas expositivas e ateliês de sete artistas, a casa abriga ainda a redação da revista  de artes visuais Santart. A entrada é gratuita.

Localizada em um casarão dos anos 1930, ao lado do acesso ao Corcovado, o espaço inaugura com a mostra "A Máquina do Mundo", com curadoria de Sérgio Mauricio Manon e Clara Reis, editores da Santart. São 26 obras entre esculturas, fotografias, pinturas e instalações que ocupam as cinco salas no térreo da casa. Entre os 22 artistas estão Cadu, Anthony Goicolea, Mariana Palma, Rona, Talitha Rossi, Charlie White, entre outros.

Além da exposição, os sete artistas residentes nos ateliês da casa irão apresentar uma montagem especial em seus espaços, batizada de "Universos Paralelos". Também como parte do projeto da Z42 Arte, a coleção Fabio Szwarcwald ficará permanentemente na casa e, para a abertura, irá abrigar uma mostra do projeto "Aurarte".

A casa que hoje abriga a Z42 Arte foi construída pelo engenheiro Raimundo Bezerra Santiago, na década de 1930, para ser sua residência. Depois disso, foi moradia de um cônsul japonês e pertenceu à família Laura Alvim. Comprada por Ahmad Moukhtar Zein, passou a ser sede da construtora Zein. Após a mudança da empresa para o centro da cidade, passou a abrigar a Z42 Arte.

Para acolher o espaço cultural, foi feita uma grande reforma na casa, sonho antigo de Zyan Zein, sócia do espaço. A imponente fachada de pedra esconde um lindo espaço interno, com portas trabalhadas em ferro, além de uma escadaria curva, com grades também em ferro trabalhado. Três grandes vitrais acompanham o percurso do visitante rumo ao segundo andar do casarão.

Serviço
Exposição "A Máquina do Mundo" e abertura da Z42 Arte
Quando:
abertura dia 24 de setembro de 2016, às 17h. Visitação pública de 25 de setembro a 18 de dezembro de 2016. De terça à sexta, das 11h às 19h; sábados e domingos, das 12h às 18h.
Onde: Rua Filinto de Almeida, 42 - Cosme Velho.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3269-3227 e www.z42arte.com.br