Topo

Primavera dos Museus estende horários de visitas com ações gratuitas em BH

O Museu de Arte da Pampulha, que participará do evento com o "Pampulha vista de dentro" - Carlos Alberto/Imprensa-MG
O Museu de Arte da Pampulha, que participará do evento com o "Pampulha vista de dentro" Imagem: Carlos Alberto/Imprensa-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

22/09/2016 07h00

Mais de 700 instituições de todo o Brasil participam da 10ª Primavera dos Museus, que este ano tem como tema "Museus, Memórias e Economia da Cultura". Em Belo Horizonte, espaços públicos e privados promovem uma diversificada programação com entrada gratuita até o próximo domingo (25), com cursos, debates, apresentações musicais, teatro e dança. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e conta na cidade com o incentivo da Fundação Municipal de Cultura (FMC) que já estende o horário de visitação na sexta (23) por meio do projeto "Noturno nos Museus".

Dentre os equipamentos públicos de Belo Horizonte, o Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim) conta com a exposição "O Conjunto Moderno da Pampulha" (visitação de 10h às 17h), que através do acervo do MHAB relaciona objetos e documentos referentes ao cartão-postal da cidade. E na própria Pampulha, a Casa do Baile, Casa Kubitschek e o Museu de Arte da Pampulha abrem seus espaços para o “Pampulha Vista de Dentro”, convidando fotógrafos profissionais e amadores a registrarem os equipamentos dos espaços culturais sob óticas de acesso incomum (inscrição pelo email cb.fmc@pbh.gov.br).

Já no Museu da Imagem do Som, MIS - Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza), o destaque fica por conta da mostra Cinema Feminista: Corpo, Interseccionalidade e Democracia. Dentro dessa temática, serão exibidos os filmes "Ela e? bonita quando esta? brava", de Mary Dor (EUA|2014), sábado às 17h, "As Sufragistas" (EUA, 2015), 19h, "Libertem Ângela Davis" (EUA, 1971), domingo às 19h, e os documentários brasileiros "Habeas Corpus" (2005) e "Uma História Severina" (2012), a partir das 17h.

Dentre os espaços privados, o Memorial Minas Gerais (Praça da Liberdade, 640 – Funcionários) promove, além de ações educativas, duas apresentações musicais especiais, com foto no público infantil - no sábado (24), Murilo Santigo apresenta o show "O mundo é cada um", às 16h, e no domingo o grupo Uirapuru Canto Livre chega com o projeto "Simplicidade", às 11h.

Já nos Museus das Minas e do Metal, também no Circuito Cultural Praça da Liberdade, o sábado (23) será dia do projeto Primavera Criativa, entre 18h e 22h, contando com a festa "Mientras Dura" (ritmos musicais alternativos do mundo todo) e a Beagá Cool, um espaço de negócios criativos, com direito a feirinha de produtos.

Serviço
10ª Primavera dos Museus
Quando: até domingo (25)
Onde: diversos espaços
Quanto: entrada gratuita
Mais informações e programação completa: www.belohorizonte.mg.gov.br