Topo

Museu do Amanhã recebe mostra de artistas refugiados da Síria e do Congo

Obra "Air Africa", de Serge Kiala, na mostra "Horizontes Possíveis - Arte como Refúgio" - Divulgação
Obra "Air Africa", de Serge Kiala, na mostra "Horizontes Possíveis - Arte como Refúgio" Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/09/2016 13h05

Com curta duração, a exposição "Horizontes Possíveis - Arte como Refúgio" fica em cartaz no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, até o próximo domingo, dia 25 de setembro. Em parceria com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, a mostra apresenta 11 obras feitas por quatro artistas da Síria e da República Democrática do Congo que se refugiaram no Rio.

O curador da mostra Felippe Moraes também coordenada o grupo de estudos HARP (Plataforma de Pesquisa em Arte Humanitária, na tradução da sigla em inglês), onde o objetivo é estimular a prática artística como forma de inserir os artistas refugiados na cena cultural carioca e estimulá-los a não abandonar seus trabalhos, mesmo depois de vivenciarem traumas.

A exposição traz obras de Ali Abdulla e Anas Rjab, que deixaram a Síria para fugir da guerra civil que começou em 2011. Os artistas Serge Makanzu Kiala e Keto Kabongo também participam da mostra, os dois cruzaram o Atlântico para fugir da violência da República Democrática do Congo, que enfrenta conflitos armados há quase vinte anos.

Uma das obras é a instalação "Air Africa", de Serge Kiala, que dispões no chão a mochila e as quatro peças de roupa que trouxe em sua viagem para o Brasil. O artista Keta Kabongo expõe trabalhos feitos em cerâmica, que é uma das marcas de sua cidade natal.

Vale lembrar que durante o mês de setembro, a venda de ingressos para o Museu do Amanhã será exclusivamente online, sem venda na hora na bilheteria. As gratuidades também deverão ser retiradas no site do Museu. Será necessário apresentar o voucher impresso ou na tela do tablet ou celular.

Serviço
"Horizontes Possíveis - Arte como Refúgio"
Quando:
até 25 de setembro de 2016. De terça a domingo, de 10h às 17h.
Onde: Museu do Amanhã - Praça Mauá - Centro.
Quanto: R$ 10 (inteira). Entrada gratuita às terças. Atenção: Durante o mês de setembro, a venda de ingressos será exclusivamente online, sem venda na hora na bilheteria do Museu. As gratuidades também deverão ser retiradas no site do Museu. Será necessário apresentar o voucher impresso ou na tela do tablet ou celular.
Vendas de ingressos: https://ingressos.museudoamanha.org.br
Mais informações: www.museudoamanha.org.br