Topo

Autor de "Quem Tem Medo de Virginia Woolf", Edward Albee morre aos 88 anos

Edward Albee, considerado um dos maiores dramaturgos dos EUA, posa em 2012 - Getty Images
Edward Albee, considerado um dos maiores dramaturgos dos EUA, posa em 2012 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 22h34

O dramaturgo americano Edward Albee, das peças “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” e "Equilíbrio Delicado", morreu nesta sexta (16), aos 88 anos em Long Island, no Estado de Nova York. A causa da morte não foi divulgada.

Três vezes vencedor do prêmio Pulitzer (1967, 1975, 1994), Albee era conhecido por empregar humor ácido e explorar temas obscuros em seu trabalho, rompendo com linguagens tradicionais do teatro.

Em mais de 25 peças, quase sempre de caráter psicológico, analisou questões críticas da cultura americana, como o casamento, a religião e os confortos da classe alta.

Após as mortes de Arthur Miller e August Wilson em 2005, passou a ser considerado por muitos críticos o dramaturgo vivo mais importante dos Estados Unidos.

No cinema, o autor ficou mais conhecido em 1966 com a adaptação de “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”, dirigida por Mike Nichols.

Com Elizabeth Taylor Richard Burton, o longa venceu cinco prêmios no Oscar, incluindo os de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante (Sandy Dennis).