Topo

Livros e HQs

Autor de "Quem Tem Medo de Virginia Woolf", Edward Albee morre aos 88 anos

Getty Images
Edward Albee, considerado um dos maiores dramaturgos dos EUA, posa em 2012 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 22h34

O dramaturgo americano Edward Albee, das peças “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” e "Equilíbrio Delicado", morreu nesta sexta (16), aos 88 anos em Long Island, no Estado de Nova York. A causa da morte não foi divulgada.

Três vezes vencedor do prêmio Pulitzer (1967, 1975, 1994), Albee era conhecido por empregar humor ácido e explorar temas obscuros em seu trabalho, rompendo com linguagens tradicionais do teatro.

Em mais de 25 peças, quase sempre de caráter psicológico, analisou questões críticas da cultura americana, como o casamento, a religião e os confortos da classe alta.

Após as mortes de Arthur Miller e August Wilson em 2005, passou a ser considerado por muitos críticos o dramaturgo vivo mais importante dos Estados Unidos.

No cinema, o autor ficou mais conhecido em 1966 com a adaptação de “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”, dirigida por Mike Nichols.

Com Elizabeth Taylor Richard Burton, o longa venceu cinco prêmios no Oscar, incluindo os de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante (Sandy Dennis).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!