Topo

Exposição de "Star Trek" nos EUA tem até simulação de teletransporte

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Seattle (EUA)

09/09/2016 07h00

Que Seattle é a capital do grunge todo mundo já sabe, mas até fevereiro de 2017 a cidade também está recebendo uma exposição que celebra os 50 anos da franquia "Star Trek" (ou "Jornada nas Estrelas", em português), onde o visitante pode realizar o sonho de gerações de fãs da saga e se teletransportar.

Brooks Peck, curador do EMP Museum — que além desta mostra tem uma exposição permanente da banda Nirvana, um dos nomes mais famosos da cena grunge local — explica como funciona a brincadeira.

"O teletransportador interativo permite a experiência de se sentir um ator de 'Star Trek', imaginando cenas que só acontecem graças aos efeitos especiais. Eles têm de fingir que estão sendo transportados para uma locação, como uma nave espacial em fuga, uma floresta de outro planeta ou uma caverna com tecnologia alienígena. Em um monitor, eles podem se ver executando uma missão, que inevitavelmente se torna perigosa e eles têm de fugir rapidamente. Neste processo, eles usam os famosos phasers, tricorders e executam escaneamentos."

Veja também

Esta não é a única área de interação presente na exibição. Os fãs podem também fazer parte de uma das cenas mais famosas da série, quando a nave Enterprise ainda era capitaneada pelo capitão Kirk interpretado por William Shatner. Para isso é preciso ir à cabine de Khan, vilão do filme de 1982, "Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan".

"Neste filme tem uma cena em que o vilão prende o capitão Kirk e sua equipe em um planetoide vazio. Khan provoca Kirk pelo comunicador e isso gera uma das cenas mais famosas da saga, quando Shatner grita, frustrado, de forma dramática: 'Khaaaaaan!!' Queríamos que nosso visitante tivesse a oportunidade de se inserir nesta cena e repetir o grito no momento apropriado e, também, verem a si mesmos no filme."

O ponto central da mostra, no entanto, é o cenário da cabine de comando original da Enterprise, com a cadeira do capitão Kirk. "É a parte mais popular porque foi onde tudo começou. As pessoas também adoram tirar fotos com o alien Gorn, da série original", diz Peck.

A exposição conta com cerca de cem objetos, que incluem os uniformes de Kirk, Spock, McCoy e Uhura. Além disso, o curador colocou em uma mesma área todos os capitães Kirk que já comandaram a nave, tanto das séries quanto dos filmes. Há também uma linha do tempo que mostra em que época e dimensão cada uma dessas histórias teria acontecido.
 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Exposição de "Star Trek" nos EUA tem até simulação de teletransporte - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade