Topo

Casas temáticas de países voltam a funcionar na Paralimpíada Rio 2016

Baixo Suíça, a casa da Suíça nos Jogos Olímpicos Rio 2016 - Divulgação/Riotur
Baixo Suíça, a casa da Suíça nos Jogos Olímpicos Rio 2016 Imagem: Divulgação/Riotur

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/09/2016 15h27

As casas dos países foram um sucesso durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Com diversas atrações culturais gratuitas e gastronomia, algumas casas temáticas voltam a funcionar durante a Paralimpíada, que começa nesta quarta (7) no Rio de Janeiro.

Confira a lista completa:

Casa da Alemanha - Pavilhão OliAle
A Alemanha reabre o pavilhão OliAle com arte, cultura, tecnologia, música, gastronomia típica, exposições, atividades esportivas e lúdicas e transmissão ao vivo das competições esportivas. A programação inclui atividades para crianças, jovens e adultos.
Quando: de 7 a 18 de setembro de 2016. De quinta a domingo, de 14h30 às 21h30.
Onde: Praia do Leblon, em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações e programação: www.facebook.com/ConsuladoGeralAlemaoNoRio

Casa Brasil
Espaço de promoção do Brasil e referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a casa tem como objetivo fortalecer a imagem do país em todo o seu potencial turístico, cultural, esportivo e de negócios. Turistas estrangeiros terão a chance de entender a cultura local, com oficinas degustações. A Casa Brasil vai ter também simuladores de realidade virtual e esportes para crianças.
Quando: até 18 de setembro de 2016, diariamente de 10h às 18h.
Onde: Avenida Rodrigues Alves, 10 - Zona portuária.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações e programação: http://embraturiicasabrasil.azurewebsites.net

Baixo Suíça
As atividades da casa da Suíça são para todas as idades e incluem uma pista de patinação de gelo sintético ao ar livre de 200 metros quadrados, uma pista de corrida e típicas atrações turísticas suíças, como uma gôndola giratória, um trem suíço e um globo de neve gigante. O local também terá uma área de alimentação com especialidades do país, como os famosos chocolates e queijos suíços. Os visitantes poderão fazer piqueniques em um dos gramados do local e assistir aos jogos em uma tela gigante. Programação musical com shows e apresentações de DJ's, artistas de rua, cinema e oficinas complementam o programa. As atrações de Switzerland Tourism (globo de neve e outros) e a patinação estarão de volta a partir do dia 6 de setembro.
Quando: até 18 de setembro de 2016, diariamente de 11h às 23h.
Onde: Campo de beisebol na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao corte do Cantagalo.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.swissando.com.br

Casa PyeongChang
Dentro da casa coreana, os visitantes poderão experimentar esportes de Inverno com um óculos de realidade virtual, enquanto no palco exterior serão apresentadas degustação de comida coreana e performances de K-POP, Taekwondo, música clássica coreana e break-dancing. Quando: até 18 de setembro de 2016, diariamente de 10h às 19h.
Onde: Quiosques QL03/ QL04 - Avenida Atlântica - Praia de Copacabana -  Leme.
Quanto: Entrada gratuita.

Tokyo 2020 Japan House
A Japan House irá recepcionar os atletas e seus familiares, e todos os visitantes que quiserem ter uma experiência da renomada hospitalidade japonesa. A principal exibição promove os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020, que será realizado em Tóquio.
Quando: de 7 a 18 de setembro de 2016, de 12h às 20h. No dia 17 de setembro o pavilhão estará fechado para o público em virtude de um evento somente para convidados.
Onde: Cidade das Artes - Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações e programação: https://tokyo2020.jp/en/special/rio-to-tokyo/por/lp.html

British House
A Casa Britânica é a residência britânica oficial no Rio 2016, e durante a Paralimpíada segue em atividade, mas em novo endereço e não mais no Parque Lage. A Casa será um segundo lar para os britânicos celebrarem as performances dos atletas Paralímpicos e ao mesmo tempo promover o esporte, a cultura e o mundo de negócios britânico. Para participar das atividades da casa, é necessário se cadastrar no site antecipadamente.
Quando: de 5 a 18 de setembro de 2016. 
Onde: Shopping Metropolitano Barra - Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300 - Barra da Tijuca.
Quanto: Entrada gratuita. É necessário se cadastrar no site para participar das atividades.
Mais informações e programação: www.britishhouseparalympics.com

Casa Colômbia
A casa da Colômbia reabre nesta segunda (5). O país organiza sua primeira casa temática em Jogos Olímpicos com degustação de café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó.
Quando: de 5 a 18 de setembro de 2016, diariamente de 10h às 20h.
Onde: Centro Cultural do Ministério da Saúde - Praça Marechal Ancora, 95 - Praça XV.
Quanto: Entrada gratuita.