Topo

Mostra em Curitiba usa tecnologia para conectar visitante com meio ambiente

Com recursos tecnológicos e interativos, a exposição busca sensibilizar visitantes sobre  a importância da biodiversidade brasileira - Divulgação/Mila Maluhy
Com recursos tecnológicos e interativos, a exposição busca sensibilizar visitantes sobre a importância da biodiversidade brasileira Imagem: Divulgação/Mila Maluhy

Do UOL, em Curitiba

31/08/2016 07h00

Cinema 4D, jogos tecnológicos e óculos de realidade virtual recriam cenários naturais brasileiros em uma exposição interativa aberta à visitação em um shopping de Curitiba. A mostra tem entrada franca e permite uma viagem à biodiversidade brasileira.

A Conexão Estação Natureza, pela qual já passaram mais de seis milhões de pessoas em todo o país, é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição paranaense que há 25 anos promove e realiza ações de conservação da natureza em todo o Brasil.

Entre as atrações está um filme exibido em seis telas dispostas em 360º. A sessão de cinema é acompanhada de estímulos sensoriais como vento, chuva, aromas e variação de temperatura. Já os óculos rift permitem uma visita virtual em 3D à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação na Mata Atlântica do litoral paranaense, localizada a 163 quilômetros de Curitiba.

Com recursos tecnológicos e interativos, a exposição busca sensibilizar visitantes sobre  a importância da biodiversidade brasileira - Divulgação/Mila Maluhy - Divulgação/Mila Maluhy
Com recursos tecnológicos e interativos, a exposição busca sensibilizar visitantes sobre a importância da biodiversidade brasileira
Imagem: Divulgação/Mila Maluhy
Entre os jogos interativos, um aborda a mudança climática, por meio da tecnologia motion by hands, em que os jogadores utilizam suas mãos acima da tela, sem tocá-la. Outra ferramenta utiliza a plataforma kinect, a partir da qual se pode jogar sem o uso de controles e conhecer alguns dos "serviços ambientais" prestados pela natureza, como fornecimento de água e alimentos e a purificação do ar. 

O visitante ainda tem acesso a uma espécie de enciclopédia virtual, em telas touch, com informações sobre fauna, flora e aspectos culturais das regiões naturais brasileiras, como a Caatinga e a Mata Atlântica. Outra atração é composta por três bicicletas "inteligentes" que, ao serem pedaladas, informam em tempo real a quantidade de combustível fóssil (gasolina, por exemplo) economizado durante o exercício, além da quantidade de gases de efeito estufa que deixam de ser emitidos.

A exposição chega a Curitiba depois de ter passado por 16 cidades do país. Gratuita e acessível a pessoas com necessidades especiais, a exposição fica instalada no Shopping Mueller (Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico) até 10 de setembro. A mostra pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Mais informações pelo site www.fundacaogrupoboticario.org.br.

Serviço
Conexão Estação Natureza
Quando: Até 10 de setembro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h
Onde: Shopping Mueller (Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico)
Quanto: Entrada franca
Classificação: Livre
Mais informações: pelo site www.fundacaogrupoboticario.org.br