Topo

Maior grafite feito por equipe, mural de Kobra no Rio entra para o Guinness

Mural de Eduardo Kobra no Boulevard Olímpico do porto, no centro do Rio - Reprodução/Guinness World Record
Mural de Eduardo Kobra no Boulevard Olímpico do porto, no centro do Rio Imagem: Reprodução/Guinness World Record

Do UOL, em São Paulo

23/08/2016 17h48

O imenso mural criado pelo artista paulistano Eduardo Kobra no centro do Rio, em celebração aos Jogos Olímpicos, foi reconhecido pelo Guinness, o livro dos recordes, como o maior grafite do mundo feito por uma equipe.

Com 15 metros de altura e 170 metros de largura, a obra “Etnias” é uma das atrações do Boulevard Olímpico na Praça Mauá, área que passou por uma recente revitalização.

Recheados de cores, os traços trazem rostos indígenas de povos tribais de cinco continentes, uma alusão ao número de anéis do símbolo olímpico: o povo huli, da Nova Guiné, mursi, da Etiópia, kayin, da Tailândia, supi da Europa, e os índios tapajós, das Américas.

Trabalho consumiu 180 baldes de tinta acrílica, 2.800 latas de tinta spray e sete elevadores - Guinness World Records/Reprodução - Guinness World Records/Reprodução
Trabalho consumiu 180 baldes de tinta acrílica, 2.800 latas de spray e 7 elevadores
Imagem: Guinness World Records/Reprodução

Feito em 45 dias e inaugurado no dia 4 de agosto, o trabalho consumiu 180 baldes de tinta acrílica, 2.800 latas de tinta spray e precisou da utilização de sete elevadores hidráulicos.

Segundo o Guinness World Record, trata-se de uma combinação estranha de habilidade e arte. "Eu queria mostrar que estamos todos unidos e conectados", afirmou Kobra em comunicado.

"Etnias” é uma continuação da série “Peace Outlooks” ("Perspectivas de Paz"), que traz a imagem de algumas das figuras pacifistas mais importantes de todos os tempos, incluindo Nelson Mandela e Martin Luther King e Malala Yousafzai.

Eduardo Kobra posa em frente ao mural durante o processo de criação - Christophe Simon/AFP Photo - Christophe Simon/AFP Photo
Eduardo Kobra posa em frente ao mural durante o processo de criação
Imagem: Christophe Simon/AFP Photo