Topo

Do rosto infantil às histórias adolescentes: a transição de Klara Castanho

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

19/08/2016 07h00

Transição. Essa é a palavra que define o momento vivido pela atriz Klara Castanho, 15. A menina de rostinho angelical que ficou conhecida por personagens marcantes em novelas da Globo ganhou traços de adolescente e vive hoje uma nova fase, dedicada ao cinema e ao teatro.

Em 6 de outubro, mesmo dia em que a atriz completa 16 anos, chega aos cinemas o filme "É Fada!", primeiro trabalho de Klara nas telonas em que já estreia como protagonista --função dividida com a também estreante Kéfera Buchmann.

"Eu fiz o teste, mas tinha certeza de que não ia passar. Eu me cobro muito e achei que não tinha ido bem. Já estava conformada que o papel não era para mim", conta Klara em entrevista ao UOL em sua casa em Santo André (SP), onde mora com os pais e o irmão mais novo.

Sem esperar, a atriz acabou ficando com o papel de Julia, uma jovem que enfrenta bullying na escola e é ajudada por uma espécie de fada madrinha, interpretada pela youtuber Kéfera. "Quando eu recebi a notícia foi tão melhor, tão mais maravilhoso. Foi surpreendente eu ter passado", conta.

Klara é modesta. Em dez anos de carreira, ela acumula cinco novelas seguidas na Globo e quatro prêmios de televisão por suas interpretações. A atriz estreou em 2006 na série "Mothern", do canal pago GNT, onde gravou duas temporadas.

Nas novelas, sua estreia foi em "Revelação", do SBT, em 2008. Depois vieram os papéis na Globo: Rafaela em "Viver a Vida" (2009 - 2010), Tonica em "Morde & Assopra" (2011), Clara em "Amor Eterno Amor" (2012), Paulinha em "Amor à Vida" (2013 - 2014) e Alice em "Além do Tempo" (2015).

A atriz Klara Castanho entre a youtuber Kéfera e a mãe dela, Zeiva, durante as gravações do filme "É Fada!" - Reprodução/Instagram/klaragcastanho - Reprodução/Instagram/klaragcastanho
Klara e Kéfera nas gravações de "É Fada!"
Imagem: Reprodução/Instagram/klaragcastanho

"É Fada!"

Klara ainda filmava "Além do Tempo" quando soube que estaria no filme "É Fada!". Ela então estendeu sua temporada no Rio de Janeiro para gravar a comédia. "Foi um calendário grudado, mas deu muito certo. Em um mês e meio a gente já tinha gravado o filme todo", conta a atriz, que não sentiu tanta diferença em atuar no cinema e em relação às novelas.

"Foi muito legal trabalhar com a Kéfera, eu tive a oportunidade de conhecer a menina por trás do YouTube, a Kéfera de verdade", conta a atriz, que admite ter ganhado muitos seguidores depois de virar estrela no SnapChat da youtuber.

Kéfera mostrou os bastidores de gravação de "É Fada!" praticamente em tempo real e Klara era um dos seus alvos preferidos para as brincadeiras nos bastidores.

Maratona

Assim que voltou para São Paulo, Klara recebeu o convite para realizar outro sonho: estrear no teatro. Ela teve alguns meses de preparação para viver duas personagens na peça "Aprendiz de Feiticeiro": a princesa Lady Jane e a lutadora de jiu-jitsu Jane.

"Nada do que eu sabia ou achava que sabia foi suficiente. Eu passei por um processo de limpar tudo aquilo que veio da televisão para aprender o be-a-bá do teatro", conta a atriz que está em cartaz no CCBB, em São Paulo, até o dia 12 de novembro. A peça segue depois para uma temporada em Belo Horizonte.

Klara Castanho como a princesa medieval Lady Jane na peça "Aprendiz de Feiticeiro"; com os cabelos curtinhos, a atriz usa uma peruca para se transformar na personagem - Reprodução/Instagram/klaragcastanho - Reprodução/Instagram/klaragcastanho
"Aprendiz de Feiticeiro": Klara é Lady Jane
Imagem: Reprodução/Instagram/klaragcastanho

Junto com a responsabilidade de pisar em um palco de teatro veio também o choque de fazer sua primeira cena de beijo. A adolescente contou com o apoio do companheiro de cena, o ator Ghuilherme Lobo, 21. "A cena é rápida, bonitinha e tem contexto."

"O teatro veio no momento certo. Estou passando pela transição do rostinho de criança para o rosto e histórias de adolescente. Conseguimos encaixar a Jane e a Lady Jane nesse contexto e ficou incrível", conta Klara, que recebeu várias comparações com Arya Stark, de "Game of Thrones".

Klara admite que ainda não teve tempo de assistir a "Game of Thrones". "Não começo a série porque quando começo alguma coisa eu quero terminar no mesmo dia. É muito longo, e eu estou sempre em época de prova. Quando acabar o ano letivo eu começo a assistir", promete a atriz.

Futuro

Apesar de toda a correria, Klara nunca repetiu de série na escola e cursa o segundo ano do Ensino Médio. "Quando eu estou no Rio eu sou transferida de colégio. É bem tranquilo. A gente sempre dá o calendário de provas para a produção da novela e aí dá para conciliar. A prioridade é ter nota boa e conseguir viver além do trabalho."

A dedicação na escola e às aulas de redação fizeram nascer a ideia do próximo projeto de Klara, já em produção. Ela vai assinar um livro ao lado da escritora Luly Trigo. A ideia partiu da mãe dela, Karla, que viu algo de especial nos textos que a filha escrevia sobre comportamento adolescente.

Ainda sem título, o livro sai no primeiro trimestre de 2017, promete uma Klara cheia de energia, para quem a maratona de trabalho parece nunca ter fim.

Veja o trailer de "É Fada!"

UOL Entretenimento