Topo

CCBB Brasília recebe mostra com obras de Di Cavalcante, Diego Rivera e mais

"Paisaje nocturno" (1947), obra do mexicano Diego Rivera  - Divulgação
"Paisaje nocturno" (1947), obra do mexicano Diego Rivera Imagem: Divulgação

Do UOL, em Brasília

16/08/2016 07h00

A exposição “Horizontes da Arte na América Latina e Caribe” chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília para apresentar um recorte da poética dos países dessa região. Obras de artistas como Di Cavalcante, Diego Rivera e Tomie Ohtake estão na mostra, aberta ao público para visitação entre 17 de agosto e 24 de outubro, com entrada franca.

Os acervos pertencem a representações diplomáticas situadas em Brasília e aos governos de cada um dos países envolvidos, totalizando 60 obras e 19 países. “Horizontes da Arte na América latina e Caribe” tem pinturas, gravuras e desenhos e é dividida em três etapas: "Das coisas: inventários do mundo"; "Do horizonte: as paisagens"; "Dos retratos: os rostos, os corpos e suas marcas".

O objetivo da exposição é quebrar paradigmas e tornar conhecida obras desconhecidas, como a de artistas do Haiti, de Honduras, de Nicarágua e outros menos acessíveis. Parte desse isolamento cultural se deu por conta de regimes autoritários, que censuram a cultura e símbolos artísticos. 

"El Paricutín" (1946), de Gerardo Murillo - Divulgação - Divulgação
"El Paricutín" (1946), de Gerardo Murillo
Imagem: Divulgação
 
Serviço
Exposição “Horizontes da Arte na América Latina e Caribe”
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (SCES, Trecho 02, lote 22)
Quando: de 17 de agosto a 24 de outubro. De quarta a segunda, das 9h às 21h
Quanto: entrada franca