Mostra aborda temas e tipos populares da obra de Portinari no Masp
Manifestações políticas, o cotidiano dos trabalhadores e tradições culturais brasileiras são alguns dos temas presentes na exposição “Portinari Popular”, que propõe uma visão inédita da obra de Candido Portinaria (1903-1962), quase sempre comparada à pintura modernista europeia. Com 50 obras do pintor paulista, a mostra entra em cartaz a partir desta quinta (11), no Masp.
Estarão em exibição personagens populares presentes na obra do artista, como o lavrador de café, a lavadeira, o seringueiro, o garimpeiro, o músico, o jangadeiro, o operário ou o estivador; figuras populares (o cangaceiro, a baiana, a boneca karajá), crianças em brincadeiras e cenas de festas de São João ou de casamentos na roça.
Entre os retratos feitos por Portinari de personagens populares, a exposição incluirá a colona, a baiana, a mulata, a índia, o cangaceiro, o mestiço, e um intelectual — Mário de Andrade, amigo do artista e primeiro grande intérprete de sua obra.
Também estarão na mostra algumas das 18 obras do pintor que fazem parte do acervo do museu, como “O Lavrador de Café”, quadro que foi roubado em 2007 e recuperado em 2010 e está, até hoje, entre os que despertam maior interesse do público.
“Portinari popular” apresenta ainda obras de instituições públicas e coleções particulares e reconstitui um projeto expográfico de Lina Bo Bardi (1914-1992), elaborado para mostra do Masp dedicada ao artista em 1970. Com estruturas simples, os quadros são organizados por temas, dando ao espectador um panorama de toda sua obra.
“Portinari Popular”
Quando: De 11 de agosto a 15 de novembro de 2016. Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h, e quinta até as 20h
Onde: Masp (Avenida Paulista, 1578)
Quanto: R$ 25 e R$ 12 (meia) - entrada gratuita às terças
Mais informações: (11) 3149-5959
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.