Topo

Festival de teatro de bolso de São José apresenta 17 peças em agosto

“Um tango no escuro” entra em cartaz no dia 20 de agosto. Na peça, as artes plásticas  são retratadas por meio de quadros criados por um pintor solitário - Divulgação
“Um tango no escuro” entra em cartaz no dia 20 de agosto. Na peça, as artes plásticas são retratadas por meio de quadros criados por um pintor solitário Imagem: Divulgação

Do UOL, em Curitiba

03/08/2016 07h00

Os apaixonados por teatro têm um prato cheio para se deliciar no mês de agosto. Até o final do mês, 17 espetáculos são apresentados na primeira edição do Festival de Teatro de Bolso de São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba. Há peças de graça e pagas, mas as mais caras não passam de R$ 20.

Teatro de bolso é como são chamados os teatros pequenos, uma alusão ao espaço que sedia o festival, o Teatro Sesi São José dos Pinhais, que tem menos de 120 lugares. A programação inclui espetáculos que permeiam várias faces do teatro, como drama, teatro de bonecos, teatro infantil, dança e teatro experimental, por exemplo. 

A abertura será no dia 3 de agosto, às 20h, com o espetáculo “Nuon”, que conta a história do assassinato em massa promovido pelo regime do Khmer Vermelho no Camboja, durante a década de 1970. A peça conta o que ocorreu em uma única noite, com personagens que viveram sob o regime que voltam para revisitar sua terra e suas memórias.

Espetáculo "Nuon" abre o festival no dia 3; programação inclui 17 peças,  entre gratuitas e pagas, até o fim de agosto - Divulgação - Divulgação
Espetáculo ?Nuon? abre o festival no dia 3; programação inclui 17 peças, entre gratuitas e pagas, até o fim de agosto
Imagem: Divulgação
A programação encerra no dia 26 de agosto com o espetáculo “5 vira 10”, com Mauro Zanatta. O monólogo parte de um conceito genérico de jogo, para então apresentar o futebol como a maior referência de jogo no Brasil. O personagem de Zanatta é o Coringa – arquétipo extraído dos jogos de baralho –, por meio do qual mergulha nas várias facetas do esporte.

O 1º Festival de Teatro de Bolso de São José dos Pinhais ainda conta com o teatro de bonecos “Um Conto Diferente”, nos dias 4, 5, 11, 12, 18, 25, 26; com o espetáculo infantil “O Rapto das Cebolinhas”, no dia 4; com a montagem “E Se Fosse...”, no dia 5; com a peça “Lugar de ser inútil”, no dia 6; no dia 11 é encenada a peça “Quando o Universo Conspira”; no dia 12, é a vez do espetáculo “Ozkazan – os dois charlatões”; no dia 13, “Histórias que vem debaixo da cama”; no dia 18 ganha o palco “Pluft, o fantasminha”; “Um tango no escuro” é apresentado no dia 20; no dia 25, é realizada a peça "Pirilampo lampião, um vagalume cangaceiro”; e no dia 26, entra em cartaz o espetáculo “Overthinking”. 

Há espetáculos gratuitos e pagos e os horários das apresentações são variados. O Teatro Sesi São José dos Pinhais fica na Rua XV de Novembro, 1800, no Centro. A programação pode ser conferida pelo site www.sesipr.org.br/cultura. Mais informações pelo telefone (41) 3398-4100.

Serviço
Festival de Teatro de Bolso de São José dos Pinhais
Quando: Durante o mês de agosto
Onde: Teatro Sesi São José dos Pinhais (Rua XV de Novembro, 1800 – Centro – São José dos Pinhais)
Quanto: há ingressos gratuitos e pagos, com valor máximo de R$ 20
Mais informações: pelo site www.sesipr.org.br/cultura e pelo telefone (41) 3398-4100