Topo

Exposição no Rio exibe fotografias históricas da família brasileira

Fotografia pintada da coleção do fotógrafo José Inacio Parente - Divulgação
Fotografia pintada da coleção do fotógrafo José Inacio Parente Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/07/2016 18h07

Em cartaz a partir desta quarta (27) no Espaço Cultural BNDES, no centro do Rio de Janeiro, a exposição "Retratos da Família Brasileira 1850 - 1960" apresenta um panorama histórico de cerca de 800 fotografias da coleção do cineasta, psicanalista e fotógrafo José Inacio Parente. A entrada é gratuita.

Também curador da exposição, José Inacio começou sua coleção em 2006, quando começou a frequentar feiras de antiguidades. Em sua busca por fotografias de pais e filhos, começaram a surgir imagens de mães, sobrinhos, netos e avós. Atualmente, a coleção conta com mais de 10 mil fotografias, resultado do garimpo em feiras e antiquários, além de doações de amigos e instituições.

Entre os itens mais raros exibidos na mostra, estão imagens feitas com técnicas anteriores à descoberta do negativo, como o Daguerreótipo, o Ferrótipo e o Ambrótipo, processos que envolvem a fixação da imagem em placas de cobre, chapa de ferro e placas de vidro, respectivamente. Por serem ampliações únicas, são relíquias históricas.

Outros itens que vão chamar a atenção do visitante são os retratos pintados. Muito comum na zona rural, eram feito por retratistas que, a partir de imagens deterioradas, faziam ressurgir novos rostos, com mais cor e vida. Entre outros itens curiosos, a exposição exibe cartões postais exóticos, com bordados com linha, fotos sobrepostas e outros detalhes.

Fotografia da coleção do fotógrafo José Inacio Parente - Divulgação - Divulgação
Fotografia da coleção
Imagem: Divulgação
Uma área da galeria foi transformada em uma mini sala de cinema, onde será exibido o documentário "Rio de Memórias" (1987), de José Inácio. O filme faz um paralelo entre a história da fotografia e a da cidade do Rio de Janeiro.

Serviço
Exposição "Retratos da Família Brasileira 1850 - 1960"
Quando:
de 27 de julho a 9 de setembro de 2016. De segunda a sexta de 10h às 19h. Visitas guiadas de segunda a sexta às 12h30, quarta e quinta às 12h30 e 18h15.
Onde: Galeria do Espaço Cultural BNDES - Av. Chile, 100 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.bndes.gov.br/espacobndes