Topo

Stan Lee esquece de painel sobre sua vida e confessa que joga "Pokémon GO"

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

James Cimino

Colaboração para o UOL, em San Diego (EUA)

23/07/2016 19h47

O maior personagem criado por Stan Lee, segundo ele mesmo, é o Homem Aranha. “Não sou bobo. Assim como o Mickey Mouse, em qualquer parte do mundo há um garoto usando uma camiseta ou uma jaqueta do Homem Aranha.” Mas há outro personagem maior ainda, que é o próprio Stan Lee.

Criador da Marvel Comics, o escritor, produtor e desenhista de 93 anos tinha um painel marcado para as 13h45 (horário local) na San Diego Comic-Con 2016. No entanto, se atrasou mais de meia hora. A produção da Comic-Con avisou, depois de 15 minutos, que estavam tentando localizá-lo. Sim, eles perderam o Stan Lee.
 
Ao chegar ao salão 6, onde centenas de pessoas o aguardavam ansiosamente, disse que tinha uma confissão a fazer: “Eu estava até cinco minutos atrás dando autógrafos para os meus fãs. Aí o meu assessor disse que o pessoal da Comic-Con avisou que tinha centenas de pessoas me esperando. Olhei para a fila de autógrafos e disse: ‘Eu sei! Estou vendo!’ Aí ele me disse que não, que eu tinha um painel. Eu não sei que painel é esse. Nem sei de que se trata e não sei o que dizer. Vocês podem me ajudar?”
 
O painel se chamava “Spotlight on Stan Lee” (algo como “Stan Lee em foco”) e a descrição dele no programa da convenção era “o título é suficiente”. Ou seja…
 
Quando seu assessor lhe disse que era um painel sobre ele, Lee, com seu inabalável bom humor, respondeu: “Mas eu já sei tudo sobre mim!” E dava risada.
 
Me desculpem, eu gostaria de ter algo sério a dizer para vocês, mas como ser sério em um painel onde as pessoas te perguntam qual seu super-herói favorito?
Stan Lee
 
Devido ao atraso, o painel seguiu direto para as perguntas. Lee explicou que tinha problemas auditivos ("Na verdade, eu não escuto quase nada") e pediu que o público direcionasse as perguntas direto ao seu assessor, que lhe repetia tudo em seguida. Quando ele as ouvia, fazia questão de dizer: “Esta eu ouvi!” Aí respondia sempre fazendo piada. Parecia que estava em um show de stand up.
 
Quando lhe perguntaram o que lhe inspirava a escrever histórias em quadrinhos, soltou sem titubear: “Ganância!” E novamente caiu na gargalhada. Depois continuou: “Bem, eu tinha 17 anos e precisava ganhar a vida. Era a época da depressão americana e ninguém tinha dinheiro.” Aí virou para o assessor e perguntou: “Foi séria o suficiente, Alan?”
 
Logo em seguida se dirigiu ao público e disse: “Me desculpem, eu gostaria de ter algo sério a dizer para vocês, mas como ser sério em um painel onde as pessoas te perguntam qual seu super-herói favorito? Eu, sinceramente, se fosse uma pessoa, não iria aos meus painéis.” E novamente gargalhou com o público.
 
A reportagem do UOL conseguiu um espaço na fila de fãs e perguntou se tinha alguma adaptação de seus quadrinhos para a TV ou para o cinema que não tenha lhe agradado.
 
Neste momento, Alan, o assessor, falou: “Tenho medo da resposta que vai sair…” Lee olhou para ele e disse: “Não! Se você procurar no dicionário o significado da palavra perfeição, vai encontrar logo abaixo a palavra Marvel!”
 
Mas a melhor piada no stand up do Stan foi quando lhe perguntaram de onde vinha a inspiração para seus personagens: “Eu copio de outras pessoas!” Imediatamente emendou: “Já imaginou que engraçado se as pessoas passarem a acreditar nessa resposta?”
 
Pouco antes do fim do painel, Alan, o assessor, resolveu entregar o patrão. “Como nenhum de vocês perguntou o que o Stan faz nas horas vagas para o lazer, vou contar: Ele joga 'Pokémon GO'! Estávamos chegando aqui e o celular dele começou a vibrar. Ele me disse: ‘Pare o carro! Tem um Pokémon aqui!’”
 
Stan Lee olhou para Alan e disse: “Você está querendo parecer mais legal que eu para o público. Vou pedir para você se retirar imediatamente”. E novamente riu, como se contasse essas piadas para seu próprio deleite.

As melhores aparições de Stan Lee nos filmes da Marvel

UOL Entretenimento