Topo

Percursos criativos por exposições aproximam a arte das crianças em BH

O Museu de Artes e Ofícios usa oficinas, contação de histórias e atividades culturais para convidar crianças, jovens e adultos a desvendarem o rico acervo do espaço localizado na Praça da Estação - Divulgação
O Museu de Artes e Ofícios usa oficinas, contação de histórias e atividades culturais para convidar crianças, jovens e adultos a desvendarem o rico acervo do espaço localizado na Praça da Estação Imagem: Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

21/07/2016 12h32

Num primeiro momento, arte pode parecer um tema difícil para crianças. Mas museus e espaços culturais de Belo Horizonte provam que exposições podem ser um espaço fascinante para os pequenos. Com entrada gratuita e acompanhamento de monitores, as opções selecionadas pelo Guia Uol trazem atividades especiais que partem das próprias mostras em cartaz para estimular o olhar e a prática artística, criando itinerários e até praticando com os próprios artistas.

Percursos Imaginários
Em cartaz na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, a exposição "Cantata" traz um panorama da arte contemporânea produzida por artistas mineiros como Eder Santos, Paulo Nazareth e João Castilho. E neste sábado (23), crianças e adolescentes contam com atividades especialmente voltadas para que eles agucem o olhar e a experiência artísticas. Além de selecionar obras para a indicação de técnicas utilizadas, os monitores ministrarão a oficina "Percursos Imaginários". Baseada no livro “As aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, a proposta parte do uso de barbantes e fitas de cetim, levando o público a uma visita lúdica à exposição que culminará em uma atividade prática. A atividade será realizada em dois horários: de 10h30 às 13h (faixa etária de 6 a 8 anos) e de 16h às 18h30 (faixa 9 a 13 anos), sendo necessário fazer inscrição através deste link: https://goo.gl/Ik36p7.
Quando: 23 de julho (sábado), de 10h30 às 13h (faixa etária de 6 a 8 anos) e de 16h às 18h30 (faixa 9 a 13 anos)
Onde: Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2244, 5º andar – Lourdes)
Quanto: entrada gratuita (inscrição para a oficina através deste link: https://goo.gl/Ik36p7)
Informações: (31) 3516-1022 / www.centroculturalminastc.com.br

Férias Divertidas no Museu
O Memorial Minas Gerais, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, é um dos mais bacanas e estimulantes para a criançada - são quatro andares de salas com projeções, maquetes, instalações e exposições que passeiam por todo o imaginário da cultura mineira, das cidades históricas e fazendas de cafés à literatura de Guimarães Rosa e a fotografia de Sebastião Salgado. E além de contar com monitores, a visita ao local ainda conta com um estímulo extra com a programação Férias Divertidas no Museu, que até o dia 24 (domingo) traz oficinas de modelagem e outras voltadas aos amantes dos games, entre 10h e 16h - inscrições pelo telefone (31) 3343-7317.
Quando: até 24 de julho (domingo)
Onde: Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias)
Quanto: entrada gratuita
Inscrições e mais informações: (31) 3343-7317

Ateliê de Férias
As exposições individuais de Yara Tupynambá e Miguel Gontijo são o ponto de partida para uma atividade especial na Casa Fiat de Cultura. O Ateliê de Férias – Caderno de Artista, voltado a crianças e famílias, ensina de forma simples técnicas presentes nas mostras e estimulam que os participantes construam seus próprios esboços. Inscrições pelo telefone: (31) 289-8910. Além das oficinas (até domingo, 24, de 10h às 16h), serão realizadas visitas mediadas e visitas temáticas à exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”.
Quando: até 24 de julho (domingo), de 10h às 16h
Visitação dos espaços: de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários)
Quanto: entrada gratuita
Informações: (31) 3289-8900 / www.casafiatdecultura.com.br

Patrimônio e arte para crianças
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte, também situado na Praça da Liberdade, promove visitas mediadas e propostas relacionadas às exposições e à história do prédio, aliando arte, patrimônio, educação e diversão. As atividades necessitam do acompanhamento de responsáveis e acontecem diariamente em diferentes horários, incluindo visitas teatralizadas em Libras - mais informações pelo telefone (31) 3431-9440. E até 26 de setembro as famílias também podem aproveitar para conhecer uma exposição internacional com obras do holandês Mondrian, cujas linhas simples e cores primárias costumam encantar adultos e crianças (funcionamento de quarta a segunda, de 9h às 21h).
Quando: quarta a segunda, de 9h às 21h (exposição com obras de Mondrian em cartaz até 26 de setembro)
Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (31) 3431-9400 / www.bb.com.br/cultura.

O Memorial Minas Gerais é um dos mais bacanas e estimulantes para a criançada - Divulgação - Divulgação
O Memorial Minas Gerais é um dos mais bacanas e estimulantes para a criançada
Imagem: Divulgação

Ofícios e trilhas
Todas as férias o Museu de Artes e Ofícios (MAO) realiza a Estação da Brincadeira. Com oficinas, contação de histórias e atividades culturais, o projeto convida crianças, jovens e adultos de todas as idades a desvendarem o rico acervo do espaço localizado na Praça da Estação (Centro) e criar suas próprias trilhas e interpretações.
Quando: terça a sexta, de 12h às 19h, sábados, domingos e feriados, de 11h às 17h (fechado às segundas)
Onde: Museu de Artes e Ofícios - MAO (Praça da Estação – Centro)
Quanto: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia); entrada gratuita aos sábados para todos os públicos e gratuita para professores, estudantes e crianças até 5 anos todos os dias
Mais informações: (31) 3248-8621

Festival Saci e Marcelo Xavier
O Centro Cultural Sesiminas recebe de 28 a 31 de julho (quinta a domingo) a 6ª edição do Festival SACI – Sociabilização, Arte e Cultura na Infância. E logo na abertura da programação, totalmente voltada aos pequenos, eles poderão interagir com o artista plástico Marcelo Xavier, que ministra entre 14h30 e 16h uma oficina de massinha, que dá vasão à construção de expressões artísticas. O projeto ainda conta com outras oficinas gratuitas de música, teatro e sobre alimentação saudável.
Quando: 28 a 31 de julho (quinta a domingo)
Onde: Centro Cultural Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia)
Quanto: entrada gratuita
Informações: (31) 3227 7331 – www.festivalsaci.com.br