Topo

Maior exposição no Brasil do holandês Mondrian chega a BH nesta quarta (20)

Do UOL, em Belo Horizonte

20/07/2016 13h22

 

Depois de passar por São Paulo e Brasília, chega a Belo Horizonte a partir desta quarta (20) a exposição "Mondrian e o Movimento de Stijl". A mostra, em cartaz no CCBB da Praça da Liberdade, tem entrada gratuita, com visitação de 9h às 21h (fechado apenas às terças).

A exposição, maior do artista plástico Piet Mondrian (1872-1944) já feita no Brasil, conta com 100 obras, sendo 30 de Mondrian. Mobiliário, pinturas, desenhos, maquetes, fotografias, documentários e publicações de época ajudam a compreender o "De Stijl" (O Estilo) movimento da vanguarda moderna holandesa, iniciado com revista de mesmo nome lançada em 1917 no país.

Conhecido como neoplasticismo, o movimento buscava uma resposta aos horrores da 1a Guerra Mundial recém encerrada na Europa, desenvolvendo uma arte simples, harmônica, de linhas retas e comunicação universal. Outros nomes do movimento também estarão representados por obras na exposição em Belo Horizonte - como Gerrit Rietveld, Piet Zwart e Jacoba van Heemskerck -, mas sem dúvida seu maior expoente foi Mondrian, cujas criações a partir de cores primárias (vermelho, azul, amarelo) ainda trazem grande empatia junto a diferentes públicos ao redor do mundo.

As criações integram o acervo do Museu Municipal de Haia (Gemeentemuseum, Den Haag), da Holanda, espaço que que reúne a maior coleção do mundo de obras de Mondrian. Depois de Belo Horizonte a exposição segue para o Rio de Janeiro.

Serviço
Exposição "Mondrian e o Movimento de Stijl"
Quando: quarta (20) a 26 de setembro (visitação de quarta a segunda, de 9h às 21h)
Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade - Funcionários)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: www.culturabancodobrasil.com.br