Topo

Mostra de arte eletrônica convida visitante a "entrar" em mais de 300 obras

Do UOL, em São Paulo

12/07/2016 07h00

Quem passar pela Avenida Paulista até o dia 28 de agosto vai se surpreender novamente com as inusitadas obras eletrônicas expostas na fachada coberta de luzes de led do prédio da Fiesp. A 17ª edição do File, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica abre ao público nesta terça (12), como 331 obras que convidam o público a mais que simplesmente contemplar.

Considerado o mais importante evento de arte e tecnologia da América Latina, o festival ocupa, além da fachada, o Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso com instalações interativas, obras de realidade virtual com óculos 3D, games, animações, videoarte, net arte, arte sonora e performances de artistas de 31 países. Ao contrário de outras exposições, o visitante é convidado a interagir com os trabalhos. A entrada é gratuita.

Este ano, o festival tem como tema a transgressão de fronteiras entre as diferentes estéticas artísticas e a tecnologia. Entre os destaques, o experimento em 4D “Be boy, be girl” promete inquietar o público. O trabalho dos holandeses Frederik Duerinck e Marleine van der Werf aborda a questão de gênero de um jeito diferente: colocando o visitante para viver uma inusitada experiência num cenário praiano no corpo de uma mulher e de um homem.

"Tape São Paulo", túneis construídos com mais de 30 quilômetros de fita adesiva do grupo europeu Numen/For Use - Divulgação - Divulgação
"Tape São Paulo", túneis construídos com mais de 30 quilômetros de fita adesiva do grupo europeu Numen/For Use
Imagem: Divulgação

Já o grupo europeu Numem/For Use construirá durante oito dias uma instalação inspirada em uma enorme teia de aranha. A “Tape São Paulo” convidará o visitante a caminhar por entre seus túneis suspensos, confeccionados com 32 quilômetros de fitas adesivas fabricadas especialmente para a obra, extrapolando o espaço da galeria até a calçada da Avenida Paulista.

Ao longo de quatro domingos, de 17 de julho a 7 de agosto, sempre às 15h30, artistas também apresentarão performances sonoras e audiovisuais no palco montado em frente ao prédio da Fiesp. A segunda edição do File Anima+Games premiará três trabalhos que mostrem a ponte entre os universos das animações e dos games, com ênfase na influência mútua desses dois meios.

Serviço
FILE 2016 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Quando: 12 de julho a 28 de agosto de 2016, das 10h às 20h (entrada até às 19h40)
Onde: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (Avenida Paulista, 1.313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: pelo site www.file.org.br e pelo telefone (11) 3146-7439