Topo

Museus do Rio estimulam a curiosidade das crianças através da ciência

Crianças brincando no Museu da Vida na Fiocruz - Fernando Maia/UOL
Crianças brincando no Museu da Vida na Fiocruz Imagem: Fernando Maia/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/07/2016 07h00

Aproveitar o tempo livre com as crianças pode ser também uma atividade educativa. No Rio de Janeiro, diversos museus e centros culturais promovem exposições e atividades que aguçam a curiosidade da criançada através de temas ligados à ciência.

O Guia UOL selecionou algumas opções, com atividades que envolvem desde visitar aeronaves antigas até investigar um cérebro humano de verdade. Confira o roteiro completo:

Museu da Vida
Dentro do campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Museu da Vida integra ciência, cultura e natureza com o objetivo de educar. De forma criativa, as atividades e exposições permanentes exploram temas relacionados à ciência, saúde e tecnologia. Lá dentro, as crianças poderão conhecer o Parque da Ciência, uma área grande que abrange partes cobertas e abertas, com instalação organizadas em três temas principais, Energia, Comunicação e Organização da Vida. Entre os destaques do parque, o visitante poderá observar um modelo de olho humano gigante, um modelo de célula animal gigante e esculturas que mostram como funcional a fala e a audição. O museu conta ainda com o Borboletário, espaço ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas. Além das visitas aos espaços, o público poderá também participar das oficinas  Faça um Vírus, Investigando o cérebro humano, onde irão ver um cérebro de verdade, e mais.
Onde: Museu da Vida - Fundação Oswaldo Cruz - Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos.
Quando: O museu está aberto durante todo o ano, de terça a sexta de 9h às 16h30 e aos sábados de 10h às 16h. Visitantes individuais e grupos com menos de 20 anos são acomodados em outros grupos para poderem participar das atividades que exigem mediação e podem circular livremente nos espaços que não precisam de mediação. Durante a semana as visitas devem ser agendadas previamente, aos sábados não é necessário agendamento.
Quanto: Todas as visitas e atividades são gratuitas.
Mais informações: www.museudavida.fiocruz.br

Casa da Ciência da UFRJ
Inaugurada em 1995, a Casa da Ciência é um centro cultural que explora diversas áreas do conhecimento por meio de exposições, oficinas, teatro e palestras. Com o objetivo de motivar os visitantes a fazer suas próprias descobertas, as atividades envolvem experimentos ligados à robótica, magnetismo, energia, astrofísica e muito mais. Atualmente, a casa está com a exposição "Descubra e Divirta-se" em cartaz, até 18 de dezembro de 2016. A mostra traz diversos experimentos interativos para as crianças brincarem à vontade e aprenderem mais sobre os fenômenos físicos.
Onde: Rua Lauro Muller, 3 - Botafogo.
Quando: Funciona de terça a sexta de 9h às 20h e aos sábados, domingos e feriados de 10h às 20h.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.casadaciencia.ufrj.br/

Museu Light da Energia, no Rio de Janeiro - Divulgação - Divulgação
Museu Light da Energia
Imagem: Divulgação
Museu Light da Energia
Dentro do Centro Cultural Light, funciona o Museu Light da Energia. Lá, o Circuito da Energia apresenta de forma lúdica e interativa a energia e suas transformações, o fenômeno da eletricidade e sua relação com o meio ambiente. Na Praça das Energias o visitante irá encontrar um local para reflexão e experimentação sobre as diferentes formas de energia e suas transformações, na ala Eletromagnetismo, as crianças poderão interagir com uma esfera de plasma, ferrofluido e gerador a manivela. Na sala Usos da Energia Elétrica, o foco é mostrar os diversos usos da energia elétrica e o conforto que ela proporciona, enfatizando o consumo eficiente, para isso, conta com o Jogo da casa maluca, que estimula a pensar sobre os desperdícios.
Onde: Avenida Marechal Floriano, 168 - Centro.
Quando: O Centro Cultural Light funciona de segunda à sexta das 11h às 17h, mas as visitas ao Museu Light da Energia são guiadas por mediadores em horários fixos. Para visitas individuais, não é necessário agendar previamente, mas o atendimento é limitado a 15 pessoas por horário, às 11h15 e às 15h30. Para visitas de grupos é necessário agendar com antecedência mínima de 15 dias.
Mais informações: www.museulight.com.br

Museu Naval e Museu Aerospacial
Para os pequenos curiosos sobre grandes construções da humanidade, o Museu Naval e o Museu Aerospacial são boas opções. No Museu Naval, localizado em um prédio centenário no centro do Rio, as crianças poderão ver modelos navais, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas e documentos históricos. Além da exposição de longa duração, no pátio d'Armas há um móbile com mais de 50 pássaros representando aves que sobrevoam os mares do Brasil. O Museu Naval fica na Rua Dom Manuel, 15, na Praça XV, no Centro. Funciona de segunda a sexta de 8h30 às 11h45 e de 13h15 às 16h, a entrada é gratuita. Já o Museu Aerospacial se dedica à preservação e divulgação do material aeronáutico brasileiro e documentos históricos. Em seu acervo, o visitante irá encontrar fotografias, documentos, filmes, armas, motores, e aeronaves antigas no salão principal e modelos históricos nos hangares, que são a grande atração do museu. A instituição oferece também atividades educativas para crianças e adolescentes, como visitas mediadas, oficinas de educação e arte, contação de histórias e mais, tudo sobre a história da aviação brasileira. O Museu Aerospacial fica na Av. Marechal Fontenelle, 2000, Sulacap. Funciona de terça a sexta de 9h às 15h, sábados, domingos e feriados de 9h30 às 16h, a entrada é gratuita.
Mais informações: Museu Naval - www1.mar.mil.br/dphdm/museus/museu-naval
Museu Aerospacial - http://www2.fab.mil.br/