Topo

De chefs a diretores de animação; roteiro indica oficinas infantis no Rio

Curso Brincando de Animação, da Anima Mundi no Rio de Janeiro - Divulgação
Curso Brincando de Animação, da Anima Mundi no Rio de Janeiro Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/07/2016 07h00

Os momentos de lazer das crianças estão ficando cada vez mais recheados de atividades diferentes. Além de parques temáticos, colônias de férias ou passeios em shopping, porque não aproveitar o tempo livre para aprender brincando? No Rio, escolas e ateliês oferecem oficinas variadas para crianças. Confira algumas sugestões do Guia UOL:

Brincando de animação
O Anima Mundi, além de promover o festival de animação internacional anualmente, oferece em sua sede no Rio cursos regulares de animação. Um desses cursos é destinado aos pequenos, a oficina Brincando de Animação. O curso apresenta filmes de animação, seguidos de exercícios práticos com diferentes técnicas e possibilidades de animar, experiências de desenho, recortes e animação com objetos e massinha, conceitos básicos de técnicas de animação e mais. A próxima edição do curso será nas tardes dos dias 08, 09, 10 e 12 de agosto. Ele é voltado para a turminha de 08 a 14 anos. Antes de começar, haverá uma aula aberta gratuita no dia 29 de julho, às 17h, para participar basta se inscrever no site do Anima Mundi.
Quando: de 8 a 12 de agosto de 2016, de 14h às 17h.
Onde: Sede do Anima Mundi - Rua Voluntários da Pátria, 259 (sobreloja) - Botafogo.
Quanto: R$340 (4 aulas, 3h por aula)
Mais informações: www.animamundi.com.br

Aprendendo a fotografar
Para os pais que gostam de fotografia e querem repassar essa paixão para os pequenos, a escola Ateliê da Imagem, na Urca, oferece dois workshops para crianças. A oficina Fotografia para Crianças, de curta duração, é destinada a crianças de 6 a 10 anos e composto de aulas expositivas, práticas e lúdicas, onde os pequenos poderão investigar e experimentar percursos através da fotografia. As atividades da oficina despertam a atenção das crianças para luz, sombras, posição do sol e objetos. O outro workshop destinado à crianças que a escola oferece é o Fotolivros para Crianças, voltado para o público infantil e infanto-juvenil, de 8 a 12 anos. A oficina explora as possibilidades criativas do livro de fotografia, as crianças irão experimentar materiais, técnicas e ferramentas, e produzir ao menos 3 fotolivros a partir de suas ideias e imagens.
Onde: Ateliê da Imagem - Av. Pasteur, 453 - Urca.
Mais informações: www.ateliedaimagem.com.br

Ateliê das Ideias, espaço de oficinas gastronômicas para crianças no Rio de Janeiro - Divulgação - Divulgação
Ateliê das Ideias
Imagem: Divulgação
Aprendendo a cozinhar
Além de eventos gastronômicos que organizam oficinas de culinária para crianças eventualmente, dois lugares na cidade oferecem cursos regulares para os pequenos. No Gourmet Mania, as crianças podem aprender a fazer o curso de Mini Chef, aprender a fazer sushi, e muito mais. Além dos cursos regulares em locais diferentes da cidade, a empresa oferece serviços variados como ir até a casa da famiília ministrar a oficina, aniversário aula gourmet, que propõe um jeito diferente de comemorar o aniversário das crianças, colônia de férias e mais. Já no Ateliê das Ideias, a proposta é resgatar a arte de cozinhar e o prazer de comer, para isso, crianças de todas as idades são convidadas a aprender diversas possibilidades na cozinha. O espaço oferece oficinas temáticas para pais e filhos, como aprender a fazer comidas de festa junina, oficina de comida japonesa, colônia de férias e mais.
Mais informações: Gourmet Mania - www.gourmetmania.com.br
Ateliê de Ideias - Rua Viúva Lacerda, 95 - Humaitá / www.ateliedasideias.com.br