Topo

Em clima de Jogos Olímpicos, exposição no Rio exibe objetos históricos

Objetos presentes na exposição "Esporte Movimento" - Leonardo Mattos/Divulgação
Objetos presentes na exposição "Esporte Movimento" Imagem: Leonardo Mattos/Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/07/2016 12h09

Inspiradas pelos clima de Jogos Olímpicos, exposições em cartaz no Rio celebram à história do esporte com fotografias, objetos históricos e palestras com atletas brasileiros. Destaque para a exposição itinerante "Esporte Movimento", que encerra sua jornada na cidade olímpica, exibindo centenas de itens ligados ao esporte.

O Guia UOL selecionou três mostras gratuitas em cartaz com temas relacionados aos Jogos, confira:

"Esporte Movimento"
Em cartaz na Caixa Cultural a partir do dia 10 de julho, a exposição encerra sua itinerância com mais de mil peças expostas no Rio. Após passar por seis cidades brasileiras, o maior acervo particular do mundo sobre esporte chega à cidade olímpica. A coleção pertence a Roberto Gesta de Melo e conta com mais de 70 mil artefatos. Na exposição, serão exibidos moedas, troféus, selos, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e outros objetos relacionados à história do esporte mundial. Um dos grandes destaques da mostra é a folha de Louro de Ouro, fragmento original, utilizado em premiações antigas. A mostra possui itens que vão desde um fragmento de calcário datado de 2125 a.C., do Antigo Império Egípcio, com hieróglifos e figuras praticando esportes, até camisas usadas pelo atleta Adhemar Ferreira da Silva em suas maiores conquistas representando o Brasil.
Quando: de 10 de julho a 25 de setembro de 2016. De terça a domingo, de 10h às 21h.
Onde: Caixa Cultural Rio - Av. Almirante Barroso, 25 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3980-3815.

"Atletas de Corpo e Alma"
Em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal, a exposição conta com cerca de 60 fotografias de atletas em ação nas suas respectivas modalidades esportivas, com retratos produzidos de modo mais pessoal e intimista pelo fotógrafo Gustavo Malheiros. A curadoria é de Milton Guran.
Quando: de 6 de julho a 28 de agosto de 2016. De terça a domingo, de 12h às 19h.
Onde: CCJF - Avenida Rio Branco, 241 - Cinelândia.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www10.trf2.jus.br/ccjf

"SUPER Atletas"
O Barra Shopping recebe até o dia 10 de julho a mostra "SUPER Atletas", com mais de 30 fotografias dos maiores paratletas brasileiros, acompanhadas de histórias de superação. Além da exposição, a programação conta ainda com um ciclo de palestras com alguns paratletas, sempre às 10h. No dia 6 de julho com Guilherme Borrajo, do vôlei, no dia 7 de julho com Bruno Landgraf, da vela, e no dia 8 de julho com Vinícius Rodriques, do atletismo. Além disso, oficinas culturais que ensinarão noções básicas sobre a linguagem braile, pinturas, desenhos e jogos de conhecimento paradesportivos acontecerão diariamente, de 10h às 18h. A mostra conta com áreas multimídias adaptadas para deficientes visuais e cadeirantes, com todo o conteúdo transcrito em áudio, e visitas guiadas para deficientes visuais com áudio guias.
Quando: até 10 de julho de 2016. De segunda a sábado de 10h às 22h, domingo de 13h às 21h.
Onde: BarraShopping - Avenida das Américas, 4666 - Barra da Tijuca.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3089-1051.