Topo

Após pagamento dos salários, Theatro Municipal do Rio retoma temporada

Fachada Theatro Municipal do Rio; temporada de espetáculos pode não acontecer - Alexandre Macieira/Riotur
Fachada Theatro Municipal do Rio; temporada de espetáculos pode não acontecer Imagem: Alexandre Macieira/Riotur

Akemi Nitahara

Da Agência Brasil

05/07/2016 17h25

Após uma paralisação do corpo artístico e administrativo por falta de pagamento dos salários, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro anunciou para quinta-feira (7) a estreia da ópera "Orfeu e Eurídice", de Christoph Gluck, que estava programada originalmente para este domingo.

Os trabalhadores reuniram-se hoje (4) no fim da tarde em assembleia e decidiram retomar as atividades, após o pagamento de maio ter sido efetuado pelo governo do estado. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Públicas da Ação Cultural do Estado do Rio de Janeiro (Sintac), Pedro Olivero, os ensaios, suspensos desde o dia 24 de junho, foram retomados hoje.

“A assembleia foi para decidir sobre a paralisação, já que ela era por causa da falta de pagamento do mês de maio. Como o depósito foi feito hoje, decidimos acabar com a paralisação. Agora ficamos na expectativa do pagamento do mês de junho”.

Orfeu e Eurídice

A ópera estreou no Hoftheater de Viena em 1762. No Brasil, a primeira apresentação da peça foi no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em agosto de 1924 e havia sido montada pela última vez no local em 1987. A história, inspirada na mitologia grega, mostra a trajetória de Orfeu que, inconformado com a morte de sua esposa, Eurídice, dirige-se ao Reino da Morte para trazê-la de volta à vida

O espetáculo conta com o coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, além da participação de bailarinos do Corpo de Baile e alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. As solistas convidadas são a mezzo-soprano Denise de Freitas, no papel de Orfeu, e a soprano Lina Mendes, interpretando Eurídice. A soprano Luisa Suarez, da Academia de Ópera Bidu Sayão, faz a personagem Amor.

A direção é de Caetano Vilela e a direção musical do maestro Abel Rocha. As apresentações serão nos dias 7, 9 e 12 às 20h e no dia 10 às 17h.