Entretenimento

Morre Rodolfo Zalla, um dos mestres dos quadrinhos no Brasil

Divulgação
Rodolfo Zalla, um dos mestres dos quadrinhos no Brasil Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/06/2016 20h00

Um dos maiores nomes dos quadrinhos no Brasil, Rodolfo Zalla morreu aos 84 anos em São Paulo. O enterro aconteceu neste domingo (19), no Cemitério do Morumbi, na capital.

Argentino radicado no Brasil, Zalla foi considerado um dos ícones do quadrinho de terror. No gênero, criou a personagem Nádia, a filha de Drácula. Ele também foi um dos artistas responsáveis pela arte de Targo (uma cópia de Tarzan) e pela reformulação do Escopião (criado como um plágio do Fantasma de Lee Falk), ambos pela Editora Taika. Foi também responsável pela introdução dos quadrinhos nos livros didáticos, junto com o professor Julierme de Castro Abreu

Zalla trabalhou em todas as grandes editoras de quadrinhos, chegando a fundar sua própria editora, a D-Arte, para lançar clássicos como "Calafrio" e "Mestres do Terror".

Apesar de formado em arquitetura, sua verdadeira paixão era o desenho. Ainda na Argentina, com 18 anos juntou-se ao estúdio de Carlos Clémen. Começou sua carreira em 1953, colaborando com revistas como Patoruzito, Hora Cero e Frontera. Em função da crise editorial Argentina, em 1963, veio para o Brasil. Começou a trabalhar na agência de Barbosa Lessa com romances em quadrinhos.

Em 2012, foi lançado o DVD "Ao Mestre com Carinho", um documentário produzido pelo cartunista Marcio Baraldi, que conta a história do quadrinista. O filme é um longo bate papo com o próprio Zalla, que divide toda sua experiência de vida e mostra alguns de seus memoráveis trabalhos.

O filme foi premiado na 25ª edição do HQMIX, o “Oscar brasileiro dos quadrinhos”.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo