Topo

Museu de Arte Contemporânea de Niterói reabre após reforma inédita

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói (RJ) - Wikipedia
Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói (RJ) Imagem: Wikipedia

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/06/2016 11h52

Fechado desde o primeiro semestre de 2015, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) reabre nesta quinta (16), a partir das 18h, após um longo período de portas fechadas. Prestes a completar 20 anos de existência, o museu passou por uma reforma inédita, com investimento total de cerca de R$7 milhões, segundo a assessoria de imprensa do MAC.

Entre os grandes resultados do conjunto de obras, priorizaram uma reforma mais sustentável, que inclui sistema de ar condicionado eficiente, troca de carpete dos salões, reforma dos banheiros, nova iluminação em LED para o espelho d'água, substituição das grades da entrada por vidro, entre outras. O MAC terá também uma nova recepção e loja, além da limpeza e pintura da fachada e da rampa.

Aproveitando a ocasião, o museu irá lançar o programa "MAC+20", com exposições que ressaltam a importância histórica e artística da Coleção MAC Sattamini. O programa buscará também ampliar suas atividades, integrando a área curatorial e educativa com o Museu do Ingá, Museu Janete Costa de Arte Popular, Solar do Jambeiro, e outras instituições culturais da cidade.

Para a abertura, serão inauguradas três exposições, formando um único programa curatorial de integração e diálogo com a arquitetura do museu. A mostra "Ephemera: Diálogos Entre-Vistas", com obras da Coleção MAC e João Sattamini, e curadoria de Luiz Guilherme Vergara, diretor do museu, reúne nomes importantes da arte contemporânea brasileira a partir dos anos 1950, como Lygia Clark, Antonio Dias, Anna Bella Geiger, Tunga (falecido no último dia 6 de junho), e mais.

Na exposição "A Arte de Contar Histórias", a curadora norueguesa convidada Selene Wendt reúne obras de artistas brasileiros e estrangeiros, inspirados pelas grandes obras literárias latinoamericanas e universais. A mostra acontecerá simultaneamente no Museu Janete Costa, localizado a poucos metros do MAC, com instalações, objetos, vídeos e poesia visual.

Por fim, no pátio principal do MAC, será instalada a mostra "Da Escuta da Matéria aos Escombros do Ser," do artista sonoro Marcelo Armani. Uma instalação sonora site specific (criada especialmente para o pátio do MAC), que parte inicialmente do conceito de silêncio proposto nas pesquisas e nas obras do compositor norte americano John Cage. A instalação é composta por mobiliário escolar, carcaças metálicas de alto-falantes e bases de concretos. Além das três exposições, haverá show de Leo Gandelman na inauguração.

Oscar Niemeyer no Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, projeto seu inaugurado em 1996 - Ana Ottoni - Ana Ottoni
Oscar Niemeyer no MAC de Niterói
Imagem: Ana Ottoni
Projetado por Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói foi inaugurado em 1996 para abrigar a importante coleção MAC João Sattamini, uma das maiores coleções de arte contemporânea brasileira. A reinauguração do museu celebra ainda a renovação do contrato de comodato, através do qual João Sattamini continua com as obras de arte de sua coleção no museu.

 

 

 

Serviço
Reabertura do Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Quando:
Quinta, dia 16 de junho de 2016, a partir das 18h.
Onde: Mirante da Boa Viagem - Niterói.
Quanto: Entrada gratuita. Show de Leo Gandelman sujeito à lotação.
Visitação: de terça a domingo, de 10h às 18h. A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação. Valor do ingresso: R$10 (entrada gratuita às quartas-feiras). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia. Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta.
Mais informações: (21) 2620-2400 e www.macniteroi.com.br