Topo

Encontro de fotografia reúne mais de dez exposições gratuitas no Rio

"Foule" (2011, Coleção do artista), de Benoit Fournier, em cartaz na mostra "Linguagens do Corpo Carioca [a vertigem do Rio]", no Museu de Arte do Rio - Benoit Fournier/Coleção do artista
"Foule" (2011, Coleção do artista), de Benoit Fournier, em cartaz na mostra "Linguagens do Corpo Carioca [a vertigem do Rio]", no Museu de Arte do Rio Imagem: Benoit Fournier/Coleção do artista

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/06/2016 12h07

Para os amantes da fotografia, a programação carioca para os meses de junho e julho está cheia de exposições gratuitas, palestras e eventos relacionados à fotografia. É a 9ª edição do FotoRio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, que desde 2014 passou a ser anual. Grande parte dos eventos são gratuitos.

Com o objetivo de valorizar a fotografia como bem cultural, o festival dá visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas, e também para a produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira. Através de exposições, seminários e oficinas, o FotoRio se destaca como um dos eventos mais importantes no cenário nacional dedicado à fotografia.

Para 2016, a programação está intensa e bem diversificada. Entre os destaques, a exposição "Linguagens do Corpo Carioca [a vertigem do Rio]", em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR) até outubro, apresenta o resultado de uma vasta pesquisa dos curadores Paulo Herkenhoff e Milton Guram (idealizador do FotoRio), com centenas de obras de diversos artistas que captaram a essência da alma carioca, passando por imagens de praias lotadas à imagens de marcas da violência cotidiana.

"Menino da Cruz", de Carlos Vergara - Carlos Vergara/Divulgação - Carlos Vergara/Divulgação
"Menino da Cruz", de Carlos Vergara
Imagem: Carlos Vergara/Divulgação
Além do MAR, o FotoRio ocupa o Centro Cultural da Justiça Federal com três exposições, o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, com destaque para a exposição "Carlos Vergara - Um Percurso em Imagens", individual do artista composta por obras que exploram a potencialidade da fotografia.

Para os interessados em aprender mais sobre o universo artístico da fotografia, haverá também uma série de palestras e seminários ao longo do evento. No dia 23 de junho, na Maison (Av. Presidente Antônio Carlos, 58 - Centro), às 19h30, a artista Rosangela Rennó apresenta a palestra "Río-Montevideo e outros conteúdos". O Atêlie Oriente, na Glória, abriga durante o mês de junho e começo de julho um ciclo de palestras e seminários dedicados ao mais variados temas, como fotografia e mídias sociais, residência artística, nu editorial, entre outros.

No Atêlie da Imagem, famosa escola de fotografia da Urca, haverá palestras, workshops e uma feira de fotolivros independentes, a Feira Urca, no dia 2 de julho, de 12h às 19h.

Confira a programação completa de exposições e eventos no site oficial do FotoRio 2016.

Serviço
FotoRio 2016 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro
Quando:
exposições de junho à outubro de 2016; palestras, seminários e workshops em junho e julho de 2016.
Mais informações: www.fotorio.fot.br