Topo

Peça com Harry Potter adulto é aprovada por fãs e crítica em pré-estreia

Cena de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", apresentada em Londres pela primeira vez - Twitter/Reprodução
Cena de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", apresentada em Londres pela primeira vez Imagem: Twitter/Reprodução

Do UOL, em São Paulo*

08/06/2016 10h05Atualizada em 08/06/2016 19h13

Vestindo roupas da escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e segurando varinhas nas mãos, os fãs de Harry Potter tiveram um vislumbre do próximo capítulo da saga e aprovaram, com entusiasmo, a tão aguardada sequência da série, que chegou agora no teatro.

A peça "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" foi apresentada pela primeira vez na noite de terça-feira (7) e traz de volta o mundo mágico da escritora J.K. Rowling, 19 anos depois de seu último livro, "Harry Potter e as Relíquias da Morte". Na sessão especial encenada para fãs e jornalistas, a primeira exibição do espetáculo foi ovacionada pela plateia.

O jornal "Telegraph" afirmou que o cenário da peça traz um clima gótico e que "o público que veio querendo magia teve de sobra". No "Mirror", a critica deu cinco estrelas e justificou: "Magias e feitiços combinados com risos e dramas apontam que 'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada' será o hit que todos esperam. "

"O enredo contém reviravoltas suficientes para agradar os fãs mais exigentes", comentou o jornal "Daily Telegraph", que salienta que "o roteiro, escrito por Jack Thorne e John Tiffany, ao redor de uma nova história de J.K. Rowling, está em perpétuo movimento, além de ser engraçado".

"As fórmulas mágicas e os sortilégios, combinados aos risos e à tensão dramática, farão de 'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada' o sucesso que todos esperam", comentou, por sua vez, o "Daily Mirror".

"A julgar pelos gritos e aplausos, ninguém ficou desapontado", acrescentou o tabloide, enquanto a BBC descreveu como "êxtase" a recepção dos cerca de "1.500 espectadores" presentes na sessão.

O jornal norte-americano "New York Times" acrescentou que "os três personagens principais continuam fiéis às suas versões mais jovens".

A volta de Harry Potter

Dividida em duas partes, a produção acompanha os amigos Harry, Ron e Hermione já como adultos. Potter, na casa dos 30, é funcionário do Ministério da Magia que tem que lidar com a dificuldade enfrentada por seu filho mais novo, Albus Severus, com o legado de sua família famosa. A segunda parte será apresentada na quinta-feira (9) no Palace Theatre, em Londres.

Os jornais britânicos não puderam esmiuçar o enredo por conta do embargo determinado pelos organizadores. Rowling, cujos livros se tornaram uma lucrativa franquia de filmes, pediu que a plateia não estrague a surpresa dos que ainda não assistiram a peça, que estreia estreia para o público geral no dia 30 de julho.

"Eu realmente gostei dos filmes, mas depois de ver isso, eu diria 'esqueçam os filmes'", disse o fã Callum Fawcett. "É fantástico, tem de tudo".

Os efeitos no palco também encantaram a plateia. "É uma versão inteiramente diferente de tudo que todo mundo adora nos livros. Os efeitos visuais que eles usam não se parecem com nada que eu já vi", disse Ollie Southgate.

"Eu estava nervoso de que a peça não estivesse à altura das minhas expectativas, mas foi absolutamente ótima. Mal acreditamos que se tratava de um simples ensaio", declarou Katie Bitter, de Washington, à BBC.

No Twitter, Shama Hussain, uma fã, tinha só um lamento: "A única decepção é que eu não posso ler a peça sem parar como um livro".

Ela terá realmente que esperar até 31 de julho, quando o texto da peça será publicado, um dia após a sua estreia mundial no Palace Theatre, em West End, o bairro dos teatros de Londres.

Os ensaios que devem prosseguir até a estreia pretendem aperfeiçoar uma peça que promete ser um enorme sucesso comercial. Quase 175.000 ingressos foram comprados em menos de 24 horas após a abertura das reservas em outubro, e encontrar um bilhete antes do final das primeiras apresentações, em maio de 2017, revela ser um grande desafio.

Segundo o jornal The Times, um lugar para assistir a um ensaio agendado para 25 de junho foi vendido por mais de 2.000 libras (cerca de R$ 10 mil) no site eBay.

* Com informações da Reuters e da AFP