Entretenimento

Confira roteiro com cinco exposições de artistas mulheres em cartaz no Rio

Leonardo Benassatto/Futura Press
Escultura presente na mostra "ComCiência", de Patricia Piccinini, em cartaz no CCBB Rio Imagem: Leonardo Benassatto/Futura Press

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/06/2016 16h18

Em um cenário onde predominam artistas homens, o Guia UOL sugere cinco exposições de artistas mulheres em museus e centros culturais do Rio. Confira o roteiro completo:

"ComCiência" - Patricia Piccinini
As criaturas "geneticamente" modificadas de Patricia Piccinini podem ser vistas no CCBB Rio. Segunda a artista, as esculturas, apesar de estranhas e por vezes inquietantes, não são assustadoras. Em vez disso, é a sua vulnerabilidade que muitas vezes vem à tona, pedindo que o público olhe além de sua estranheza. Na exposição, seres repulsivos e sedutores, que causam incômodo e curiosidade, fazem o espectador refletir sobre seus próprios sentimentos e também sobre questões complexas como a imposição de padrões de beleza. O público poderá ver de perto peças importantes da australiana, como a Big Mother (figura agigantada, que se assemelha a uma macaca e amamenta um bebê) e o The Conforter (uma menina toda coberta de pelos acalenta um pequeno ser, de pele macia e pés fofos como um bebê humano, mas que tem uma boca agigantada e sem olhos).
Quando: em cartaz até 27 de junho de 2016. Aberto de quarta a segunda, de 9h às 21h.
Onde: CCBB Rio - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3808-2070 e http://culturabancodobrasil.com.br

"Things that fit in my hand" - Gabriela Machado
Em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio, a artista Gabriela Machado apresenta uma única e grande instalação, com cerca de 250 peças em porcelana produzidas nos últimos três anos. No amplo segundo andar do museu, se encontra uma mesa onde estão as esculturas, com formas e tamanhos variados.
Quando: até 3 de julho de 2016. De terça a sexta de 12h às 18h, sábados, domingos e feriados de 11h às 18h.
Onde: MAM Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo.
Quanto: R$14 (inteira), domingos ingresso família por R$14 (para até 5 pessoas). Quartas a partir das 15h, entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3883-5600 e www.mamrio.org.br

"Leituras para mover o centro" - Ana Hupe
Como parte do Prêmio CCBB Contemporâneo, a artista apresenta a instalação "Leituras para mover o centro", que conta com fotografia, vídeo e modos experimentais de leitura, para destacar uma produção que está à margem, a literatura feminina negra. A artista fez uma série de retratos de 10 mulheres e um homem em Berlim e no Rio, onde elas aparecem com as publicações de sua preferência. A instalação conta ainda com dispositivo de leitura para os visitantes, e duas bibliotecas nômades (estrutura de metal que se veste como mochila) com cerca de 50 livros que serviram de referência para a mostra, e que podem ser usadas pelo público.
Quando: até 20 de junho de 2016. De quarta a segunda, de 9h às 21h.
Onde: CCBB Rio - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: http://culturabancodobrasil.com.br

"Amor"
Com curadoria da brasileira Denise Carvalho e da polonesa Monika Szewczvk, a exposição coletiva apresenta trabalhos de vinte artistas mulheres do leste europeu. As obras incluem vídeos, instalações, fotografias e escritos de diário, que abordam perspectivas contemporâneas do feminino, através das experiências e jornadas dessas artistas dentro e fora de toda a Europa Oriental. Entre os temas, a mostra passa por guerra, política, violência contra a mulher, homossexualidade, preconceitos étnicos, e mais.
Quando: até 10 de julho de 2016. De terça a domingo, de 11h às 20h.
Onde: Oi Futuro Flamengo - Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.oifuturo.org.br

"My Bathtub" - Nicole Batista
A exposição da fotógrafa Nicole Oliveira Batista apresenta imagens que abordam a questão da individualidade através de pessoas em momentos de intimidade com seu corpo, com retratos de mulheres, homens, casais e famílias em banhos de banheira.
Quando: até o dia 24 d ejunho de 2016, de segunda a sexta, de 13h às 17h.
Onde: Sociedade Brasileira de Belas Artes - Rua do Lavradio 84 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 2509-6718 e 2509-7079.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo