Topo

Festa Portuguesa leva música e culinária típicas do país às ruas de BH

Festa portuguesa terá atrações musicais de gêneros típicos como o fado e o coladera - Divulgação
Festa portuguesa terá atrações musicais de gêneros típicos como o fado e o coladera Imagem: Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

03/06/2016 07h00

A sexta edição da Festa Portuguesa na capital mineira acontece no próximo dia 18 de junho, de 12h às 22h, na Praça Marília de Dirceu (Lourdes) e nos quarteirões das ruas Felipe dos Santos (entre Curitiba e Santa Catarina) e Marília de Dirceu (até a Avenida do Contorno), com entrada gratuita.

Ao longo das 10 horas de festa, com estimativa de público de 12 mil pessoas, estão previstas atrações musicais de gêneros típicos como o fado e o coladera, récitas de poesias e transmissão do jogo entre Portugal e Áustria. válido pela Eurocopa 2016, a partir das 17h.

Sete restaurantes terão a responsabilidade de mostrar o melhor da culinária lusitana: Taberna Baltazar, Restaurante do Porto, Thiago Lima e Renato Lobato por Pif Paf, Armazém Medeiros, Caravela, Doces de Portugal e Nômade Bar. Em barracas montadas na rua será possível degustar o tradicional vinho verde, o pastel de Belém (ou pastel de nata), além, é claro, do bacalhau.

Os estabelecimentos participantes ainda estarão concorrendo a um concurso de pratos típicos da região do Alentejo, que tem como ingredientes básicos porco, borrego, pão, azeite e uma infinidade de temperos. O resultado será divulgado ao final do evento.

Confira a programação:
12h – Abertura oficial – (execução dos hinos de Portugal e do Brasil pela Banda da Polícia Militar de Minas Gerais)
12h30 – Apresentação do Coral Luis de Camões
13h às 14h – Ato Poético - Poesia portuguesa (O polo de Pesquisa em Poesia Portuguesa Moderna da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais convida para um encontro com a poesia portuguesa)
14h30 – Apresentação do músico português Carlos Almeida (músicas populares portuguesas, fados e outras novidades do universo musical português)
16h – Apresentação do Grupo Folclórico Gil Vicente (do Centro da Comunidade Luso Brasileira de BH, com suas músicas e danças folclóricas portuguesas);
17h – Transmissão do jogo Portugal X Áustria (Eurocopa 2016)
18h – Apresentação do grupo de Chorinho Isto é Nosso (execução de melodias clássicas de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e outros mestres)
20h30 – João Pires apresenta o espetáculo Coladera (Coladera é um ritmo popular caboverdiano originada de ritmos como o fado português e o lundum angolano. Também foi influenciado pelo samba, a ruma e a cumbia)
21h45 – Entrega do Prêmio Melhor Prato Alentejano da Festa Portuguesa 2016
22h – Encerramento

Serviço
6a Festa Portuguesa
Quando: 18 de junho, das 12h às 22h
Onde: Praça Marília de Dirceu, rua Marília de Dirceu (até a avenida do Contorno) e rua Felipe dos Santos (entre as ruas Curitiba e Santa Catarina) - Lourdes
Quanto: entrada gratuita
Classificação: livre
Mais informações: (31) 3213-1557 ou pelo email festaportuguesa@camarabrasilportugal.com.br