Topo

Feiras de moda e arte são opções gratuitas para o fim de semana no Rio

12º edição da feira O Cluster, na Casa da Glória (RJ) - Eduardo Magalhães/I Hate Flash
12º edição da feira O Cluster, na Casa da Glória (RJ) Imagem: Eduardo Magalhães/I Hate Flash

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/06/2016 13h17

A agenda cultural do Rio está cheia de eventos gratuitos neste sábado (4) e domingo (5). Entre as opções, o Guia UOL sugere feiras de arte, moda e gastronomia, passeio guiado a pé pela cidade e ocupação cultural na Praça Tiradentes. Confira o roteiro completo:

O Cluster
Em sua 15º edição, a feira O Cluster traz o tema "Por uma planeta mais saudável" como inspiração. Reunindo moda, arte, música, design e gastronomia, o evento terá ainda uma oficina de horta urbana e exibição do filme "Food, Inc", sobre a cultura do fast-food. Na ala gastronômica, participam da edição o B Burguer, Veg House, Namasté, Bolo do Amor, Falafel Falafel, e mais.
Quando: dia 5 de junho de 2016, de 13h às 21h.
Onde: Casa da Glória - Ladeira da Glória, 98 - Glória.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.ocluster.com.br

Viva o Cemitério do Catumbi! - Passeio a pé
O projeto Roteiros Geográficos do Rio promove mais um passeio a pé pela história da cidade. Desta vez, o passeio será em comemoração aos 166 anos do Cemitério do Catumbi. Com coordenação do Instituto de Geografia da UERJ, os passeios são guiados por professores da instituição e contam um pouco mais da história antiga da cidade. Em caso de tempo chuvoso, o roteiro será cancelado.
Quando: dia 4 de junho de 2016, às 10h.
Onde: Encontro no portão do Cemitério do Catumbi.
Quanto: Evento gratuito.
Mais informações: www.roteirosdorio.com

1º Feira de Arte Impressa do Atelier Codorna
O Atelier Codorna abre as portas do sobrado neste sábado (4) para a sua primeira feira de arte impressa. Uma seleção de editoras independentes, produtores literários e artistas visuais participam, expondo e vendendo suas criações gráficas. Participam do evento A Bolha Editora, Pipoca Press, quaseeditora, Mari Romano, e outros.
Quando: dia 4 de junho de 2016, de 14h às 20h.
Onde: Atelier Codorna - Rua do Lavradio, 34 (sobrado) - Lapa. O atelier fica ao lado do Rio Scenarium, no andar de cima da loja de móveis Ateliê Belmonte.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.facebook.com/ateliercodorna/

Ocupação Tiradentes Cultural - Edição junina Anarriê
Neste sánado (4), a Ocupação Tiradentes Cultural organiza uma edição temática de festa junina. De 14h às 16h haverá customização de trajes caipiras, às 15h brincadeira de corrida de saco, corrida do ovo na colher e dança das cadeiras, às 15h Feira de Trocas Solidárias com oficina de produtos naturais, de 14h às 18h a ação 10apegos, com troca de livros e pescaria, de 14h às 18h Juba Libre, com cortes de cabelo, às 16h Quadrilha, às 18h forró carioca, e durante todo o evento Feira Gastronômica com 42 barracas oferecendo produtos típicos de festa junina por até R$22.
Quando: dia 4 de junho de 2016, de 13h às 20h.
Onde: Praça Tiradentes - Centro.
Quanto: Evento gratuito.
Mais informações: www.facebook.com/tiradentescultural

Feira O Mercado, no Rio de Janeiro - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Feira O Mercado
Imagem: Reprodução/Facebook
O Mercado
A feira de moda, arte, design, acessórios, música e gastronomia prepara uma edição especial para o Dia dos Namorados. São mais de 80 marcas independentes e 12 produtores gastronômicos de pizzas, cervejas, sanduíches, pamonha, risoto, brigadeiros, tortas, e mais.
Quando: dias 4 e 5 de junho de 2016, de 14h às 21h.
Onde: Clube Fluminense  - Rua Álvaro Chaves, 41 - Laranjeiras.
Quanto: Evento gratuito.
Mais informações: www.estilistasindependentes.com

Feira do Rio Antigo (Lavradio)
Todo primeiro sábado do mês, a Rua do Lavradio recebe a Feira do Rio Antigo, também conhecida como Feira do Lavradio. Expositores de moda, acessórios, artesanatos, sebo e antiguidades se reúnem na Lapa, a feira também conta com atrações musicais.
Quando: dia 4 de junho de 2016, de 10h às 19h.
Onde: Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco - Lapa.
Quanto: Evento gratuito.