Autor da famosa foto de uma jovem afegã é criticado por uso de Photoshop
Conhecido mundialmente pela foto de uma jovem órfã afegã de olhos verdes que estampou a capa da revista "National Geographic" em 1984, o premiado fotojornalista americano Steve McCurry admitiu já ter utilizado Photoshop em seus trabalhos.
Em entrevista à revista americana "Time", ele se justificou argumentando que, apesar de ter passado anos cobrindo zonas de conflito, agora não é mais um fotojornalista, e, sim, um "contador de histórias visuais".
Sem admitir erros nem especificar em quais trabalhos utilizou o recurso, McCurry prometeu que irá maneirar no uso do software de edição em todas as suas imagens.
"Apesar de achar que poderia fazer o que eu quisesse com minhas fotos em um sentido estético e composicional, agora entendo o quão confuso isso deve ser para pessoas que pensam que eu ainda sou um fotojornalista", disse McCurry à "Time".
"Daqui para frente, estou empenhado em utilizar o programa de forma mínima, para o meu próprio trabalho, mesmo em viagens pessoais", acrescentou.
A controvérsia teve início no início deste mês quando o fotógrafo italiano Paolo Viglione postou na internet uma foto de McCurry erroneamente "photoshopada", tirada em uma viagem a Cuba (veja no álbum acima). Na imagem, a perna de uma pessoa aparece borrada e incompleta. O caso foi revelado pelo site sobre fotografia "PetaPixel".
Depois que o primeiro caso de edição nas imagens de McCurry se tornou público, vários exemplos similares foram resgatados na internet, incluindo imagens hospedadas no próprio blog do fotógrafo, que acabaram deletadas.
A edição de imagens é uma questão delicada no fotojornalismo. Boa parte dos profissionais diz que a prática fere a ética do trabalho, defendendo que nenhum retoque deve ser feito quando o fim do registro é jornalístico.
Mesmo mudanças mais técnicas, como alterações no contraste, brilho e uma eventual inversão de imagem, costumam levantar polêmica no meio.
Uma das fotos clássicas do fotógrafo que foram alteradas é a da capa da revista "National Geographic" de dezembro de 1984, sobre as enchentes causada por monções (ventos periódicos do sul da Ásia) na Índia (veja acima). A edição, feita na época, alterou a textura do espelho d'água para atenuar o efeito de reflexo.
"O uso do Photoshop naquela imagem poderosa assegurou que ela não fosse rejeitada por estar na horizontal", contemporizou McCurry à "Time". "Alguns diriam que isso é errado. Considerei apropriado porque sua verdade e integridade foram mantidas."
Segundo a diretora de fotografia da "Time", Sarah Leen, esse é um exemplo de edição de foto que acontecia há "32 anos, em uma outra era" e que isso "nunca ocorreria atualmente".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.