Topo

Mostra Capi Parade leva capivaras para passeio por Curitiba até 12 de junho

Artista plástica Dani Henning foi uma das convidadas para criar a sua capivara na Capi Parade - Divulgação
Artista plástica Dani Henning foi uma das convidadas para criar a sua capivara na Capi Parade Imagem: Divulgação

Do UOL, em Curitiba

30/05/2016 15h53

As capivaras, que podem ser vistas soltas em muitos parques de Curitiba, são tema de uma exposição inspirada na tradicional mostra de vaquinhas da Cow Parade. A Capi Parade apresenta oito esculturas de capivaras em uma mostra itinerante que vai passar pelos principais pontos turísticos da capital paranaense.

Feitas de fibra de vidro em tamanho maior que o natural, medindo 1 metro de altura por 1,5 metro de largura, as capivaras foram pintadas por personalidades convidadas pela exposição: pelos artistas plásticos locais Dani Heining e Di Magalhães, pelo conceptual artist Luiz Pagano e pelo cenógrafo e artista plástico Juarez Fagundes, ambos de São Paulo, pelo humorista Diogo Portugal, pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner e por designers da ProDesign>PR.

Esculturas estão expostas no Palladium Shopping Center, onde podem ser visitadas até o dia 5 de junho - Divulgação - Divulgação
Esculturas estão expostas no Palladium Shopping Center, onde podem ser visitadas até o dia 5 de junho
Imagem: Divulgação
A exposição começa a ser exibida no Palladium Shopping Center, onde fica até o dia 5 de junho. Nos dias 4 e 5 de junho, as crianças que passarem pelo shopping poderão pintar mini capivaras de gesso em uma ação voltada aos pequenos.

Em alusão ao Dia Mundial do Ambiente, celebrado no dia 5, a exposição itinerante começa em 6 de junho, indo até o dia 12. Como as capivaras andam em bando de até 30 animais, as oito esculturas estarão sempre juntas.

Elas poderão ser vistas na Prefeitura (6 de junho), na Boca Maldita (7 de junho), na Praça Santos Andrade (8 de junho), na Praça Rui Barbosa (9 de junho), no Jardim Botânico (10 de junho), no Mercado Municipal (11 de junho) e, por último, no Parque Barigui (12 de junho).

Após rodarem a cidade, as capivaras voltam ao Palladium Shopping Center, onde serão leiloadas pelo leiloeiro Helcio Kronberg, no dia 16. Uma das capivaras, que veste verde e amarelo, será autografada por Pelé, após o leilão, com dedicatória a quem levar a peça. Tanto o valor arrematado quanto a comissão do leiloeiro serão revertidos em cobertores para a Campanha Doe Calor, da Prefeitura de Curitiba realizada por meio do Instituto Pró-Cidadania e Fundação de Ação Social (FAS).

Mais informações sobre a mostra podem ser obtidas pelo site www.palladiumcuritiba.com.br/capiparade.

Serviço
Capi Parade
Quando: Até 12 de junho de 2016
Onde: Até 5 de junho, no Palladium Shopping Center (Avenida Presidente Kennedy, 4121 – Portão). Após essa data, a mostra roda os principais pontos da cidade, até o dia 12 de junho
Quanto: Entrada franca
Mais informações: Pelo site www.palladiumcuritiba.com.br/capiparade