Topo

Adolescentes "transformam" par de óculos em arte e se divertem com reações

Visitantes param para observar óculos colocados no chão em museu de São Francisco - Teejay/Facebook/Montagem UOL
Visitantes param para observar óculos colocados no chão em museu de São Francisco Imagem: Teejay/Facebook/Montagem UOL

Do UOL, em São Paulo

27/05/2016 19h34

Um par de óculos de grau colocado cuidadosamente sobre um chão de madeira, a poucos centímetros de uma parede branca. Isso é arte? Muitos acharam que sim.

A "intervenção" foi obra de dois adolescentes que visitavam o Museu de Arte Moderna de São Francisco e resolveram preparar uma pegadinha para ver se o público saberia diferenciar arte contemporânea de mera picaretagem.

"Vimos um monte de arte e pinturas legais na parede, mas tinha também outras coisas como um animal empalhado ou um cobertor cinza... Então pensamos, isso realmente é arte?", disse TJ Khatayan, de 17 anos, ao jornal "USA Today". Para tirar a prova, ele pediu emprestados os óculos do amigo Kevin Nguyen, 16, e colocou-os no chão, próximos a uma parede branca. Não demorou até que visitantes se aglomerassem em torno do objeto, tentando "entender" a proposta.

A experiência foi fartamente fotografada pelos amigos e, então, espalhada em suas redes sociais, com diversos compartilhamentos, que chamaram a atenção da mídia estrangeira.

"A reação foi hilária", disse Nguyen. "A gente pensou que teríamos só algumas centenas de retuítes, mas agora tenho um par de óculos famoso na minha cara todo dia!", brincou o estudante em entrevista ao jornal "The Guardian".

Além do par de óculos no chão - que foi desmascarado depois que um visitante notou que não havia placa de identificação e alertou a equipe do museu -, Khatayan e Nguyen tentaram emplacar outras pegadinhas durante sua breve passagem pelo museu. Deixaram cair jaqueta e boné no chão, fingiram estar intrigados diante de uma lixeira e até de uma sinalização de saída de emergência.

Diante do sucesso nas redes sociais, a própria página oficial do Museu de Arte Moderna de São Francisco entrou na brincadeira. "Será que temos um Marcel Duchamp entre nós?", escreveram, em referência ao artista francês que ficou famoso ao levar seus "ready mades" (rodas de bicicleta, urinóis etc.) para dentro dos museus.

Um crítico de arte do "The Guardian" dedicou uma crítica inteira, recheada de ironia, ao "trabalho" da dupla de adolescentes. "No seu rosto ou no meu, seria apenas um par de óculos. Mas seria? Ao mostrar que o que se parece com um par de óculos pode na verdade ser arte, Nguyen e Khayatan nos fizeram perceber que vida e arte não são tão diferentes. Trata-se de um novo jeito de ver o próprio mundo - literalmente, através de um par de óculos."