Topo

Exposição com obras de Mondrian ocupa o CCBB Brasília até julho

Do UOL, em Brasília

20/04/2016 20h33

Cercada de expectativa, a exposição "Mondrian e o Movimento de Stijl" enfim chega a Brasília. Com entrada franca, a mostra fica aberta ao público no CCBB Brasília (Setor de Clubes Sul) entre 21 de abril e 4 de julho.

A exposição tem cerca de 100 obras, sendo 30 de Piet Mondrian e uma seleção minuciosa do movimento de Stijl - surgido a partir da revista holandesa de mesmo - que deu origem ao Neoplasticismo. Mais do que um movimento, de Stijl foi um modo de pensar de designers, arquitetos e pintores, e a revista foi um espaço de discussão destas ideias, baseadas na simplicidade, cores primárias e linhas retas.

Boa parte do acervo exposto foi coletada junto ao Museu Municipal de Haia, na Holanda, um espaço que pode ser considerada a "casa" das obras de Mondrian.

No período até julho, o CCBB reunirá obras originais, maquetes, mobiliários, fotografia, documentários, fac-símiles e outras publicações da arte revolucionária de 1917 e que é considerada moderna até hoje. Participam também da mostra artistas como Gerrit Rietveld, Piet Zwart e Jacoba van Heemskerck.

Na inauguração da exposição no Brasil, ocorrida em janeiro em São Paulo, o UOL listou cinco motivos para visitar a mostra, confira aqui.

Serviço
Exposição "Mondrian e o Movimento de Stijl"
Quando:
21 de abril a 4 de julho. De quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Onde: CCBB Brasília (Setor de Clubes Sul, Trecho 2 - próximo à ponte JK)
Quanto: Entrada franca
Mais informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/distrito-federal/