Topo

Programa de leitura de Curitiba faz aniversário com ações gratuitas

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam é um dos locais que abriga a programação de aniversário de programa de incentivo à leitura em Curitiba - Divulgação/Cido Marques
Casa da Leitura Manoel Carlos Karam é um dos locais que abriga a programação de aniversário de programa de incentivo à leitura em Curitiba Imagem: Divulgação/Cido Marques

Do UOL, em Curitiba

10/04/2016 07h00

O Programa Curitiba Lê, iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba para promover a leitura na capital paranaense, completa seis anos com uma programação intensa de muitos livros, poesias, prosas e música até o próximo sábado (16). Todas as atividades são gratuitas e estão espalhadas por diversos espaços públicos da cidade.

A programação conta com feira de histórias, sarau literário, rodas de leitura de poesia, prosa, filmes e música, contações de histórias, oficinas (sobre literatura indígena, mediação de leitura, criação poética e contação de histórias, por exemplo), varal de poesias, leitura nos terminais de ônibus e até um flash mob no Calçadão da rua XV de Novembro.

Neste domingo (10), por exemplo, está programada uma feira de histórias, das 13h às 15h, na Casa Hoffmann. Na segunda-feira (11), uma oficina na Casa da Leitura Jamil Snege vai fazer uma reflexão sobre a literatura indígena, a partir das 13h. No mesmo dia, às 14h, a Casa da Leitura Osman Lins promove uma roda de leitura de poemas dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado.

Já na terça-feira (12), a programação conta com distribuição de textos e leitura de pequenas poesias no Terminal do Pinheirinho, entre as 10h e 14h. No mesmo dia, às 14h, uma roda de leitura na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam vai apresentar obras em que a mulher é protagonista.

Carlota Joaquina é o tema de uma roda de leitura mediada com trechos do filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” na quarta-feira (13), a partir das 9h30, na Casa da Leitura Wilson Bueno. Às 16h do mesmo dia, a Casa da Leitura Jamil Snege promove uma roda de leitura com obras de Eduardo Galeano no dia em que se completa um ano de sua ausência.

A programação comemorativa do Curitiba Lê promove na sexta-feira (15), às 17h, o "Flash Mob: O Leitor". A ação funciona assim: os interessados em participar podem escolher o livro de sua preferência e realizar a leitura, silenciosamente ou de forma compartilhada, durante uma hora no Calçadão da Rua XV de Novembro.

O último dia de programação, o sábado (16), traz aos interessados a atividade "Múltiplas Leituras em Shakespeare", na Casa da Leitura Wilson Bueno, misturando leitura coletiva, apreciação de filmes e leitura dramática para construir em conjunto um olhar sobre a narrativa shakespeareana.

A programação completa da semana de comemoração do Programa Curitiba Lê pode ser conferida pelo site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br.

Serviço
Semana de aniversário do Programa Curitiba Lê
Quando:
De domingo (10) a sábado (16)
Onde: Vários espaços da cidade
Quanto: Atividades gratuitas
Mais informações: Pelo site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br