Topo

Veja onde encontrar as obras do artista por trás de "Velho Chico" no Rio

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/04/2016 07h02

Desde a estreia da novela "Velho Chico", da Rede Globo, o trabalho de Raimundo Rodriguez está despertando o interesse do grande público. O artista visual assina todos os oratórios dos personagens, altares, santos e outros objetos ligados a religiosidade que compõem os ambientes da nova novela.

Cearense radicado no Rio de Janeiro, Rodriguez não é estreante em novelas da emissora. O artista foi responsável também pela construção dos ambientes da novela "Meu Pedacinho de Chão", de 2014. Sua série "Latifúndios" foi incorporada ao cenário da novela, onde casas, portas e janelas foram criadas a partir de latas de tinta descartadas. Anteriormente, Rodriguez já havia realizado trabalhos como diretor de arte nas minisséries "A Pedra do Reino" (2007), "Capitu"(2008) e "Alexandre e Outros Heróis", todas da Globo.

Para "Velho Chico", Rodriguez e sua equipe elaboraram mais de 500 imagens de santos e dezenas de estandartes e oratórios. Outros objetos ligados ao tema da religiosidade também levam a assinatura do artista, destaque para o altar de oito metros, construído com materiais reaproveitados dos descartes do Projac, para o casamento dos personagens Afrânio (Rodrigo Santoro) e Leonor (Marina Nery). Após a filmagem da novela, a peça ficará exposta no Convento de Santo Antônio, em São Francisco do Paraguaçu, em Cachoeira (BA).

Para os moradores do Rio ou para quem visita a cidade, é possível conhecer algumas das obras de Rodriguez de perto. Saiba onde:

"Multiversos: Revisto e Ampliado"
A mostra individual de Raimundo Rodriguez na galeria da UERJ reúne pinturas, colagens, desenhos e esculturas. As obras são confeccionadas com diversos materiais, entre eles latas, caixas de leite e tecidos.
Quando: Em cartaz até 29 de abril de 2016, de segunda a sexta de 9h às 20h
Onde: Galeria Gustavo Schnoor (UERJ) - Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 2334-0114

"Multiversos: Revisto e Ampliado" na galeria da UERJ - Divulgação - Divulgação
"Multiversos: Revisto e Ampliado" na galeria da UERJ
Imagem: Divulgação

"Rio Setecentista, quando o Rio virou Capital"
Na mostra coletiva em cartaz no Museu de Arte do Rio, Raimundo Rodriguez participa com a obra "Cavalo de São Jorge". Seu trabalho está ao lado de nomes como Adriana Varejão, Pierre Verger, Augusto Malta e outros.
Quando: em cartaz até 8 de maio de 2016, de terça a domingo de 10h às 17h.
Onde: Museu de Arte do Rio - Praça Mauá, 5, Centro
Quanto: R$ 8 (inteira). Entrada gratuita as terças
Mais informações: www.museudeartedorio.org.br

"Artefacto"
O artista participa da exposição pela segunda vez, este ano com obras da série "Latifúndios". A marca de decoração Artefacto exibe 19 ambientes inspirados no tema "Lugares e Desejos", criados por mais de vinte decoradores, arquitetos e designers.
Quando: os ambientes estão em exposição até o final de 2016. Visitação de segunda a sábado, de 10h às 22h, e domingos de 15h às 21h.
Onde: Casa Shopping - Av. Ayrton Senna, 2150 - Barra da Tijuca.
Mais informações: http://artefacto.com.br

Obra da série "Latifúndios", de Raimundo Rodriguez, que pode ser vista na mostra Artefacto 2016 - Divulgação - Divulgação
Obra da série "Latifúndios", de Raimundo Rodriguez, que pode ser vista na mostra Artefacto 2016
Imagem: Divulgação

"Expressões Territoriais - Sociedade/Espaço/Tempo"
Em cartaz no Sesc Nova Iguaçu, a mostra coletiva contempla artistas plásticos locais, no intuito de criar um espaço de ode à Baixada Fluminense. Rodriguez participa com trabalhos das séries "Latifúndios" (2000) e "Relicários" (1994).
Quando: em cartaz até 8 de maio de 2016, de terça a sábado de 9h às 20h, e domingos de 9h às 18h.
Onde: Sesc Nova Iguaçu - Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá - Nova Iguaçu.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.sescrio.org.br

"Ocupa Carambola"
A ocupação artística será realizada no sábado (9), no Canto da Carambola, em Santa Teresa. Todos os cômodos da casa serão ocupados por mais de 50 artistas, com pinturas, desenhos, fotografias e mais. Além de Rodriguez, participam da ocupação os artistas Felipe Barbosa, Rosana Ricalde, Nena Balthar, e outros.
Quando: Dia 9 de abril, de 16h às 22h.
Onde: Canto da Carambola - Rua do Oriente, 123, Santa Teresa
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.facebook.com/CANTODACARAMBOLA

São Paulo

Em São Paulo, obras da série "Relicário" poderão ser vistas na SP-Arte, no stand da Sergio Gonçalvez Galeria, que representa o artista. A SP-Arte está em cartaz até 10 de abril no Pavilhão da Bienal, dentro do Parque do Ibirapuera. A visitação é de quinta a sábado, de 13h às 21h, e domingo de 11h às 19h. Entrada R$ 40.