Morre o húngaro Imre Kertesz, vencedor do Nobel de Literatura em 2002
O ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 2002, o húngaro Imre Kertesz, morreu nesta quinta-feira (31) em sua casa, em Budapeste, aos 86 anos de idade, informou a agência "MTI". A causa da morte ainda não foi divulgada.
Judeu húngaro nascido em Budapeste, Kertesz foi um dos sobreviventes dos campos de concentração nazis, para onde foi deportado com apenas 15 anos.
Sua obra mais conhecida ,"Sem destino" (Sorstalanság), descreve justamente a experiência de um rapaz de 15 anos nos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, Buchenwald e Zeitz.
Segundo a Academia Sueca, a obra de Imre Kertész retratava os campos de concentração nazis como "a derradeira verdade" sobre o quão baixo os seres humanos conseguem chegar.
O escritor também foi um renomado tradutor para o húngaro de obras em língua alemã, como as de Elias Canetti, Sigmund Freud, Hugo von Hoffmannstahl, Friedrich Nietzsche, Joseph Roth e Arthur Schnitzler.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.