Topo

Mais de 3 mil museus vão revelar seus segredos durante a "Museu Week"

Fachada da Pinacoteca do Estado de São Paulo - Divulgação
Fachada da Pinacoteca do Estado de São Paulo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/03/2016 17h19

Mais de três mil museus, galerias e instituições culturais em 69 países estão participando nesta semana da terceira edição do “Museu Week”, que tem como objetivo de divulgar seus acervos e atrair mais público. No Brasil, mais de 80 instituições estão participando.

A cada dia da semana, os museus e os visitantes poderão divulgar no Twitter uma hashtag com um tema específico. Nesta segunda-feira (28), o tema é “segredo”. Com a hashtag #secretsMW, os museus vão divulgar os seus segredos mais bem guardados além de mostrar os bastidores de seus acervos.

O público que quiser acompanhar no Twitter o Museu Week, basta procurar pelas hashtags do dia (veja todas abaixo) ou pela #MuseumWeek.

Em São Paulo, os museus participantes são: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som – MIS-SP, Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra, Estação Pinacoteca, Pinacoteca do Estado, Paço das Artes, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão), Museu do Café (Santos) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).

Confira as hashtags da semana:

Segunda-feira (28): #secretsMW - Os segredos mais bem guardados e os bastidores dos museus.

Terça-feira: #peopleMW - Homenagem às pessoas que ajudam a fazer os museus.

Quarta-feira: #architectureMW - As histórias dos edifícios, jardins, vizinhanças ou outras localizações-chave dos museus a partir de um ponto de vista diferente.

Quinta-feira: #heritageMW - O foco é na herança cultural tangível e intangível. As pessoas vão conhecer a variedade de conteúdo que os museus têm em exibição, armazenada ou on-line.

Sexta-feira: #futureMW - Saiba mais sobre os projetos mais inovadores, barreiras para a inovação, pesquisas ou os objetivos dos museus.

Sábado: #zoomMW - Os detalhes e histórias que oferecem um ponto de vista interessante sobre as coleções culturais.

Domingo: #loveMW - Saiba o que os museus mais gostam em suas instalações.