Festival de Curitiba chega à reta final; veja destaques da última semana
Vinte e dois espetáculos da Mostra ganham o Festival de Curitiba entre esta segunda-feira (28) e domingo (3), último dia do evento. Outras 210 atrações estão marcadas para serem apresentadas em teatros e praças da cidade na mostra paralela, o Fringe, e mais três peças são destaque na "Curitiba Mostra", que reúne importantes nomes da literatura e do teatro curitibano.
Em "Autobiografia Autorizada", apresentada em duas sessões nesta segunda-feira (28), Paulo Betti comemora seus 40 anos de carreira com um stand up inspirado nos textos escritos em grandes blocos durante a adolescência. "La Bête (o Bicho)" ganha sua última apresentação na Casa Hoffmann nesta segunda-feira, quando Wagner Schwartz manipula uma réplica de plástico de uma das esculturas da série Bichos (1960), de Lygia Clark.
Só na segunda-feira, em duas sessões, Maria Alice Vergueiro convoca seus parceiros do Grupo Pândega para ensaiar seu derradeiro momento durante a apresentação de "Why The Horse", no Teatro da Reitoria. A Ópera de Arame recebe, entre os dias 28 e 29, o musical "O Beijo no Asfalto – O Musical".
Também em única apresentação, nesta terça-feira (29), "As Palavras Gestuais de Denise Stoklos" apresenta, no Teatro Positivo - Grande Auditório, quatro peças de autoria de Denise. Em "Mamãe", em exibição nos dias 29 e 30, no Sesc da Esquina, Álamo Facó apresenta um espetáculo baseado na luta da sua mãe contra o câncer.
Entre terça-feira (29) e domingo (3), o Ave Lola Espaço de Criação sedia "Nuon", baseado em uma história budista ilustrada no Camboja. Entre terça-feira (29) e quarta-feira (30), o Espaço Thá recebe Eduardo Moscovis e Maria Luisa Mendonça no espetáculo "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams, que levou recentemente prêmios APCA e Shell de Teatro.
Outra peça em cartaz nos dias 29 e 30 é "Vozes Dissonantes", que lembra, no Teatro Positivo – Grande Auditório, os rebeldes brasileiros que levantaram a voz contra ordens oficiais do país durante os cinco séculos de história. Nos dias 30 e 31 a Ópera de Arame recebe o espetáculo de improvisação "Portátil", do Porta dos Fundos. Na quinta-feira (31), porém, os ingressos já estão esgotados.
O Teatro da Reitoria é palco do espetáculo "Tebas Land", entre 30 e 31 de março, que tem como tema central o parrícidio (o ato de matar o próprio pai). Já "Cidade Vodu" é apresentado nos dias 31 de março e 1º de abril na Praça Tiradentes, onde é contada a relação entre o Haiti e o Brasil.
"Grãos da Imagem: Vaga Carne" é apresentado também nos dias 31 e 1º, desta vez no Teatro Paiol. O espetáculo de dança "The Hot One Hundred Choreographers", por sua vez, tem como tema 100 obras de coreógrafos, com exibição no Sesc da Esquina, na quinta e sexta-feira.
A Casa Hoffmann recebe, na sexta-feira (1º) e sábado (2) o espetáculo de dança "Fole", enquanto "MÓ - dramaturgias em dança e desenhos de comunidade" ganha os palcos do Espaço Thá nos mesmos dias.
Na reta final do Festival, "Morte Acidental de um Anarquista", com Dan Stulbach no elenco, é encenado na Ópera de Arame no sábado (2) e no domingo (3) - entretanto só há ingressos para a primeira apresentação. Nos mesmos dias, a peça "Nordestinos", dirigido por Tuca Andrada , é apresentada no Sesc da Esquina e conta a história de migrantes nordestinos rumo ao Rio de Janeiro ou a São Paulo.
O último final de semana do Festival tem ainda em sua programação "Processo de Conscerto do Desejo", com Matheus Nachtergaele. A peça é exibida no sábado e no domingo no Teatro da Reitoria. Para fechar a Mostra neste ano, a comédia "Quem tem medo de travesti" é apresentada nos dias 2 e 3 de abril no Teatro Paiol.
Duas peças estão com ingressos esgotados para todas as suas sessões: "Caranguejo Overdrive", em cartaz na Casa Hoffmann nos dias 29 e 30 de março, e "Orgía ou De Como Os Corpos Podem Substituir As Ideias", apresentada nos dias 29 e 30 de março no Edifício Anita.
Os ingressos para as apresentações da Mostra custam R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada), além da taxa administrativa. Mais informações sobre cada um dos espetáculos podem ser vistas no site festivaldecuritiba.com.br/mostra-2016.
Curitiba Mostra
Na "Curitiba Mostra" três espetáculos fecham a última semana do Festival: "A Cidade Sem Mar", em cartaz nos dias 29 e 30 de março (das quatro sessões, duas já têm ingressos esgotados); "Pinheiros e Precipícios", nos dias 30 e 31 de março; e "O Bafo da Gralha", nos dias 1º e 2 de abril. Todas as peças da "Curitiba Mostra" são encenadas no Guairacá Cultural.
Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A programação completa da "Curitiba Mostra" pode ser acompanhada no site festivaldecuritiba.com.br/curitiba-mostra-2.
Fringe
Duzentas e dez peças do Fringe, mostra paralela do Festival de Curitiba, ganham teatros e praças da cidade até o domingo (3). Dos 312 espetáculos programados até o fim do Festival, 85 deles são gratuitos. Essas peças com entrada franca podem ser assistidas em teatro (42 deles) ou em espaços públicos (43).
A programação completa do Fringe pode ser vista pelo site festivaldecuritiba.com.br/fringe. As entradas para a mostra variam de gratuitas a R$ 60 (além da taxa administrativa).
Serviço
Festival de Teatro de Curitiba
Quando: De 22 de março a 3 de abril de 2016
Quanto: Os ingressos variam de acordo com a mostra do festival
MOSTRA 2016
De R$ 30 A R$ 70 (entrada inteira)
FRINGE
De R$ 6 A R$ 60 (entrada inteira)
RISORAMA
R$ 70 (entrada inteira) e R$ 35 (meia entrada)
MISHMASH E GURITIBA
R$ 40 (entrada inteira) e R$ 20 (meia entrada)
GASTRONOMIX
R$ 12 (não consumível)
Pontos de venda:
- Internet: festivaldecuritiba.com.br
Mais informações: Pelo site festivaldecuritiba.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.