Veja museus, bares e parques para conhecer BH além dos roteiros turísticos
Quem pretende passar um fim de semana ou feriado em Belo Horizonte encontra quase automaticamente uma lista de pontos turísticos imperdíveis para conhecer a capital mineira. Há lugares tradicionais, como o Mercado Central, a Praça da Liberdade, a Pampulha, bares da região sul e, para quem está disposto a viajar por perto, a histórica Ouro Preto (MG) e o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho (MG).
No clima do feriado da Semana Santa, o Guia UOL BH apresenta algumas sugestões para aquele turista que já conhece os tradicionais pontos ou mesmo para aqueles que preferem ir além dos roteiros de passeio. São museus, parques e espaços que, apesar de menos badalados, permitem mergulhar nas artes, natureza, história e cotidiano dos belorizontinos.
Mercado e bares
O Mercado do Cruzeiro, situado no bairro de mesmo nome, traz todo o charme dos antigos centros de compra, onde é possível encontrar de tudo um pouco, de temperos e plantas a uma boa cerveja gelada com tira-gosto mineiro. Na parte externa do mercado as opções se multiplicam, com bares mais chiques e eventos culturais periódicos. Se você nunca ouviu falar, não deixe de fora de sua lista.
Para quem quer vivenciar mais intensamente a fama da "capital mundial dos bares", mas fugindo de estabelecimentos badalados e franquias, será inesquecível ouvir uma boa música ao vivo em verdadeiros botecos, com direito a instrumentistas disputando espaço com clientes, a exemplo dos tradicionalíssimos Bar do Salomão (Serra), com chorinho às segundas e quintas; Pedacinho do Céu e Opção (ambos no bairro Caiçara), especializados em choro e samba, respectivamente; Bar do Caixote (bairro João Pinheiro); e Muringueiro (bairro Graça).
Também não dá para conhecer a noite de Belo Horizonte sem se esbaldar no edifício Maletta, cujo primeiro e segundo pisos reúnem tanto bares tradicionais quanto pubs de proposta de vanguarda, abarcando os mais diferentes estilos de frequentadores. Outro local aconchegante e badalado é o Estabelecimento, na Serra, com ambiente ao ar livre e o mais famoso mojito da cidade, além de um especial caldo de abóbora.
Para os casais, certamente será especial reservar uma noite no Top Bar, desconhecido até mesmo para muitos belorizontinos apesar de funcionar desde 1960 e de proporcionar uma das mais belas vistas do centro da cidade, especialmente da Igreja São José.
Museus e passeios
Se a ideia for conhecer museus, a capital mineira tem excelência em acervo e pesquisa sobre ciências naturais. O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (bairro Santa Inês) ocupa uma área de mais de 600 mil m² com coleção superior a 250 mil itens de arqueologia à cartografia e arte popular.
O Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas (bairro Coração Eucarístico), com 60 mil fósseis, representa um dos maiores acervos de paleontologia da América do Sul, além de possuir mais de 17 mil exemplares nas coleções de plantas, animais invertebrados, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos atuais.
Difícil falar em espaço histórico sem também mencionar o Museu Abílio Barreto (Cidade Jardim) - instalado em casarão remanescente do antigo Curral Del Rey, seu acervo conta com objetos e documentos que ajudam a desvendar a trajetória da capital inaugurada em fins do século 19, além de contar com o último bonde a circular belas ruas da cidade.
Lazer ao ar livre
Mas se a proposta for relaxar em ambientes ao ar livre, boas sugestões pouco divulgadas são o Parque Lagoa do Nado (Itapoã), com exuberante vegetação de cerrado e três nascentes - o córrego do Nado é um afluente do Vilarinho, córrego que deságua no ribeirão do Onça, unindo-se ao rio das Velhas, integrando por fim a bacia do rio São Francisco.
Já na região centro-sul estão o Parque das Mangabeiras (com projeto paisagístico de Burle Marx, está localizado aos pés da Serra do Curral e ao lado da Praça do Papa) e o Parque Municipal, no coração da cidade, com a comodidade de estar pleno centro e lado a lado com o Palácio das Artes - espaço cultural com cinema, salas de shows e exposições.
Outro ambiente a céu aberto muito querido pelos moradores da cidade é a Feira Tom Jobim, ao lado do Colégio Arnaldo (bairro Santa Efigênia), com feira de alimentos e bebidas, antiguidades, além de apresentação de grupos de chorinho aos sábados.
Fora de BH
Por fim, para quem dispõe de tempo para viajar pelas imediações da capital mineira, é bom saber que as opções vão muito além do Inhotim (58 km) e de Ouro Preto (96 km). Colada em Belo Horizonte está a também histórica Sabará, primeira capital de Minas.
A deslumbrante natureza do estado pode ser contemplada dos campings da Serra do Cipó e da vista a mais de 1.700 metros de altitude na Serra da Piedade - situada no município de Caetés, a 37 km da capital, a formação rochosa abriga a Capela Nossa Senhora da Piedade, construída no início do século 18. E dirigindo apenas 25 km a partir de Belo Horizonte chega-se a São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, charmoso vilarejo cercado de montanhas, cachoeiras, pousadas e restaurantes de cozinha internacional.
Mercado do Cruzeiro
Onde: Ouro Fino, 452 - Cruzeiro
Quando: segunda, de 8h às 14h, terça a sábado, de 8h às 19h, domingo e feriados, de 8h às 13h
Mais informações: (31) 3223-7844 / www.mercadodistritaldocruzeiro.com.br
Parque Ecológico Lagoa do Nado
Onde: Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 - Itapoã
Mais informações: (31) 3277-7321
Parque das Mangabeiras
Onde: Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras
Quando: aberto diariamente (exceto às segundas), de 8h às 18h (entrada até 17h)
Mais informações: (31) 3277-8277 / www.pbh.gov.br/parques
Parque Municipal
Onde: Av. Afonso Pena, 1377 - Centro
Palácio das Artes
Onde: Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro
Mais informações: (31) 3236-7400
Museu de Ciências Naturais UFMG
Onde: Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Santa Inês
Quando: feriado de Semana Santa - fechado na quinta (24) e sexta; aberto no sábado e domingo
Mais informações: (31) 3409-7600 / www.mhnjb.ufmg.br/museu/
Museu de Ciências Naturais PUC-Minas
Onde: Rua Dom José Gaspar, 290 - Coração Eucarístico
Mais informações: (31) 3319-4152 / www.pucminas.br/museu
Museu Histórico Abílio Barreto
Onde: Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim
Mais informações: (31) 3277-8573 / www.amigosdomhab.com.br
Feira Tom Jobim
Onde: Avenida Carandaí , s/n - entre rua Ceará e Avenida Brasil - Santa Efigênia
Funcionamento: sábados, de 10h às 18h
Bar Estabelecimento
Onde: Rua Monte Alegre, 160 - Serra
Quando: terça a sexta, de 18h à 1h da manhã, sábado de 12h à 1h da manhã (serve almoço aos sábados)
Mais informações: (31) 3223-2124 / www.facebook.com/Bar-Estabelecimento
Top Bar
Onde: Rua dos Tamoios, 200 - Centro
Quando: segunda a sábado, a partir das 18h
Mais informações: (31) 3224-5941 / www.topbarbh.com.br
Bar Opção
Onde: Rua Alabandina, 619 - Caiçara
Mais informações: (31) 3415-6905
Pedacinho do Céu
Onde: Rua Belmiro Braga, 774 - Alto Caiçara
Mais informações: (31) 3462-2260
Bar do Caixote
Onde: Rua Nogueira da Gama, 189 - João Pinheiro
Mais informações: (31) 3376-3010
Bar do Salomão
Onde: Rua do Ouro, 895 - Serra
Mais informações: (31) 3221-5677
Muringueiro
Onde: Rua Juacema, 416 - Graça
Mais informações: (31) 8468-7400
Santuário da Serra da Piedade
Onde: Alto da Serra da Piedade, s/nº - Caeté (MG)
Mais informações: www.santuarionsdapiedade.org.br / (31) 3651-6335 / 3651-6784
Macacos - São Sebastião das Águas Claras
Mais informações: www.portalmacacos.com.br / www.guiamacacos.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.