Exposição com 50 obras da arte cinética italiana chega ao Tomie Ohtake
Um conjunto de 50 obras da arte óptica e cinética italiana ganha exposição em São Paulo, que será inaugurada nesta quarta-feira (16), no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros.
Pinturas, colagens, vídeos, esculturas, objetos e até roupas fazem parte da mostra "Olhar em Movimento - Linguagens da arte cinética italiana dos anos 1950-70", em cartaz até 1º de maio, com visitação gratuita.
Segundo a curadora italiana Micol Di Veroli, o movimento é fundamental na arte cinética e e pode ser adquirido de maneira mecânica ou através de ilusão de ótica, por efeitos de luz.
Entre os artistas representados na exposição estão Bruno Munari, Getulio Alviani, Marina Apollonio, Gruppo T (Giovanni Anceschi, Davide Boriani, Gianni Colombo, Gabriele Di Chiggio e Manfredo Massironi), Gruppo N (Alberto Biasi, Edoardo Landi, Toni Costa, Ennio Chiggio e Manfredo Massironi) e Gruppo 63 (Lucia Di Luciano, Lia Drei, Francesco Guerrieri e Giovanni Pizzo).
O estilista Fausto Sarli tem 10 de seus vestidos expostos, retratando a relação entre moda e arte no período entre 1950 e 1970.
A exposição é montada em parceria do Tomie Ohtake com o Instituto Italiano di Cultura de São Paulo, em ocasião do Ano da Itália na América Latina. Antes de chegar ao Brasil, a exposição já esteve no Peru, Equador e Chile.
Serviço
Exposição "Olhar em Movimento - Linguagens da arte cinética italiana dos anos 1950-70"
Quando: Abertura: 16 de março de 2016, às 20h
Visitação: 17 de março a 1º de maio de 2016. De terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima 201 (entrada pela Rua Coropés 88), Pinheiros. Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela
Quanto: Entrada franca
Mais informações: (11) 2245 1900 / www.institutotomieohtake.org.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.