Topo

J.K. Rowling publica primeiro conto sobre a história da magia nos EUA

A escritora J.K. Rowling, criadora de "Harry Potter" - Reprodução/independent.co.uk
A escritora J.K. Rowling, criadora de "Harry Potter" Imagem: Reprodução/independent.co.uk

Do UOL, em São Paulo

08/03/2016 11h02

A escritora J.K. Rowling, criadora da série "Harry Potter", lançou hoje, no site oficial da saga, o primeiro de quatro contos sobre a história da magia nos Estados Unidos.

A série "História da Magia na América do Norte" vai revelar a história dessa parte ainda inexplorada do universo mágico, como preparação para a estreia do filme "Animais Fantásticos que onde Habitam", em novembro. O longa se passa nos EUA durante uma visita de Newt Scamander (Eddie Redmaine), autor de um livro didático fictício usado por Harry, Rony e Hermione na escola de bruxaria de Hogwarts.

Rowling - Reprodução/Facebook/Pottermore - Reprodução/Facebook/Pottermore
Imagem do conto "História da Magia na América do Norte: Século 14 - Século 17", de J.K. Rowling
Imagem: Reprodução/Facebook/Pottermore

No primeiro conto da série (que pode ser lido em português no site oficial da saga), que foca no período entre os séculos 14 e 17, Rowling conta que os bruxos já conheciam o "novo mundo" muito antes da "descoberta" pelos europeus SemMag (termo usado nos EUA para os "trouxas", ou seja, as pessoas que não têm poderes mágicos) e que as comunidades mágicas já mantinham contato desde a Idade Média.

A história também conta que, entre os indígenas americanos, alguns bruxos e bruxas não só eram aceitos como também venerados em suas comunidades por suas habilidades de cura ou de caça, enquanto outros eram estigmatizados por suas crenças e vistos como possuídos por espíritos malignos. Segundo o texto, a comunidade indígena mágica tinha muita habilidade com animais e plantas, sendo capaz de produzir poções muito mais sofisticadas do que as produzidas na Europa naquele momento. No entanto, nos EUA os bruxos não usavam varinhas, instrumento que foi criado na Europa.

Leia um trecho do conto:

A lenda do transmorfo nativo-americano – uma bruxa ou um feiticeiro malvado que pode se transformar num animal à sua escolha – baseia-se em fatos. Foi desenvolvida uma lenda em torno dos Animagi nativo-americanos, segundo a qual estes teriam sacrificado familiares próximos para obter poderes de transformação. Na verdade, a maioria dos Animagi assumia formas para escapar a perseguições ou para caçar para a tribo. Os boatos depreciativos tinham frequentemente origem nos curandeiros SemMag, que por vezes simulavam ter eles próprios poderes mágicos e que receavam ser desmascarados.

Veja o vídeo de apresentação da série (em inglês):

Pottermore: Magic in North America

The wizarding world is much larger than you imagined. Learn more about J.K. Rowling's #MagicInNorthAmerica now. #FantasticBeasts http://bit.ly/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1X6ykVX

Publicado por Entertainment Weekly em Segunda, 7 de março de 2016


A iniciativa vai até sexta-feira (11) e os contos serão divulgados sempre às 11h, no site pottermore.com.

O filme "Animais Fantásticos..." é o primeiro de uma nova trilogia do universo de Harry Potter e se passa cerca de 70 anos antes dos acontecimentos relatados nos livros da série. Os novos filmes focam nas viagens pelo mundo de Newt Scamander, que anteriormente aparecera apenas como autor do livro didático sobre criaturas mágicas usado na escola de magia de Hogwarts. No primeiro filme ele vai para os EUA e acaba deixando várias criaturas escaparem de sua maleta.

A produção também marca a estreia de Rowling como roteirista de cinema