Topo

Tiago Abravanel volta ao palco como Snoopy e brinca: Casinha foi reforçada

Miguel Arcanjo Prado

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/03/2016 07h00

Depois de encarnar Tim Maia (1942-1998) em "Tim Maia - Vale Tudo, o Musical", papel que lhe catapultou ao sucesso nacional e à televisão, Tiago Abravanel agora retorna aos palcos como o cachorrinho Snoopy no musical "Meu Amigo Charlie Brown". A obra estreia neste sábado (5), no Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo. "Eu me sinto voltando para minha casa", define o ator e cantor, após dois anos de ausência dos tablados, nos quais se dedicou à música.

O ator disse estar satisfeito em poder criar algo diferente do personagem que o tornou conhecido. "Tim Maia foi marcante. Agora faço um animal, o que não é simples. Isso me alivia na comparação. Do tipo: 'Ih, vamos ver agora o que ele vai fazer depois disso'. Estou muito tranquilo, porque é um negócio completamente diferente, para um universo mais amplo, que atinge a criança, principalmente".

Abravanel brincou que seu Snoopy é gordinho como ele. "Tenho a questão física, o fato de ser acima do peso, vulgo gordinho [risos]. Não posso fingir que não sou isso. Então, pensamos o cachorro com esse peso. A casinha foi reforçada e o cabo de aço também [risos]. Snoopy é um cachorro leonino", disse, sobre o personagem voluntarioso.

Baseado nos quadrinhos do norte-americano Charles Schulz (1922-2000), escrito por Clark Gesner e sucesso na Broadway em 1999, "Meu Amigo Charlie Brown" tem versão brasileira assinada por Mariana Elisabetsky, que também está no elenco como a irmã do personagem título, Sally Brown. A direção do musical é de Alonso Barros, importante coreógrafo da cena teatral. A produção é do ator Leandro Luna, que vive o protagonista Charlie Brown, em parceria com Danny Olliveira.

O espetáculo já foi montado em São Paulo seis anos atrás com boa parte do atual elenco. E Abravanel quase fez a primeira montagem. "Fiz audição em 2010 e passei, mas não pude fazer por conta de um outro projeto", lembrou.

"Meu Amigo Charlie Brown" tem 13 números em quadros que apresentam a personalidade dos seis personagens: Charlie Brown (Leandro Luna), Snoopy (Tiago Abravanel), Sally (Mariana Elisabetsky), Lucy Van Pelt (Paula Capovilla), Schroeder (Guilherme Magon) e Linus Van Pelt (Mateus Ribeiro). "São seis atores que valem por 30 e preenchem o palco", disse o diretor Alonso Barros sobre o elenco, que ainda tem reforço de Tecca Ferreira e Douglas Tholedo.

Globo, SBT e música

Na TV, Tiago Abravanel tem contrato com a Globo para terminar a segunda temporada da série "Chapa Quente", na qual vive o personagem Fran. "Não sei ainda o que vai acontecer depois da série. Já começamos a gravar e estreamos em abril. As gravações vão até julho. Depois, ainda não tenho projeto em vista na TV".

Apesar do contrato, Abravanel tem uma relação próxima com o SBT, de propriedade de seu avô, Silvio Santos. "Já trabalhei lá e trabalho tranquilamente com a Tele-Sena. A Globo sempre me liberou para fazer o Teleton. É uma relação bem positiva. Se o meu futuro é lá ou não, acho que só o tempo vai dizer. Eu sou muito feliz na Globo. Tenho muitas ideias e muitos projetos lá dentro. Mas, se um dia isso tiver de acontecer [ir para o SBT], que aconteça da melhor maneira possível. Tudo a seu tempo, sem forçar a barra".

Na parte musical, ele continua com seu show "Baile do Abrava", uma festa dançante com edições mensais no Rio e em São Paulo. "Também estou pensando em lançar novas músicas. Quero montar um EP até o começo do segundo semestre, para poder lançar no paralelo com o 'Baile do Abrava' e o musical, que deve ir para o Rio de Janeiro depois das Olimpíadas".

Criado na coxia do Teatro Imprensa, na Bela Vista, em São Paulo, Abravanel segue com forte paixão pelo teatro. Ele contou que até tem vontade de reabrir a casa, que foi comandada por muitos anos por sua mãe, Cintia Abravanel, filha mais velha de Silvio Santos e que lá produziu grandes espetáculos musicais para o público infanto-juvenil, até o fechamento do espaço em 2011, para reduzir custos do Grupo Silvio Santos.

"É claro que eu tenho [vontade de reabrir o Imprensa], mas tem questões familiares e burocráticas envolvidas. Mas, minha mãe e eu já pensamos nesta possibilidade. Em breve, se Deus quiser, a gente vai conseguir. Se eu puder e tiver condição de montar um teatro, minha mãe e eu, independentemente do Imprensa, aí vai ser maravilhoso", declarou.

Serviço
"Meu Amigo Charlie Brown"
Quando:
No mês de março: sábado e domingo, 17h30 e 20h; em abril: sábado, às 15h e 17h30, e domingo, às 16h. 90 min. Até 24/4/2016
Onde: Teatro Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569, 7º andar, Cerqueira César, São Paulo
Quanto: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)
Informações: (11) 3472-2229
Classificação etária: livre