Topo

Entretenimento

Museu de Arte do Rio inaugura duas novas exposições; veja roteiro

Divulgação
Obra de Wlademir Dias-Pino, da mostra "O Problema Infinito" Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

03/03/2016 15h53

O mês de março abre com novidades nos museus e espaços culturais do Rio de Janeiro. Entre os destaques, mostra "Modernidades Fotográficas", no Instituto Moreira Salles, que traz obras de quatro fotógrafos, dos anos 1940 a 1964, mostra individual do artista Wlademir Dias-Pino no Museu de Arte do Rio, e mais.

Confira a programaçõe completa:

"O Problema Infinito"
Em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR), a mostra apresenta a obra de Wlademir Dias-Pino, com mais de 800 peças, entre livros, cartazes, objetos, fotografias, desenhos, vídeos e instalações. A exposição conta a histórias de quase 90 anos de vida do artista, um dos precursores da poesia concreta no Brasil.
Quando: de 1º de março a 5 de junho de 2016. De terça a domingo, de 10h às 17h.
Onde: MAR - Praça Mauá, 5 - Centro.
Quanto: R$8 (inteira). Entrada gratuita às terças.
Mais informações: www.museudeartedorio.org.br

"Depois do Futuro"
A coletiva reúne trabalhos de 39 artistas, brasileiros e estrangeiros, na quarta edição do programa Curador Visitante, que desta vez conta com a curadoria de Daniela Labra. São cerca de 60 trabalhos, que mostram para o público o lugar da arte na pós-modernidade, os processos de construção da sociedade brasileira, e a discussão da arte como produto de consumo.
Quando: de 5 de março a 1º de maio de 2016. Diariamente, de 10h às 17h.
Onde: EAV Parque Lage - Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.eavparquelage.rj.gov.br

"Barroco Elétrico" e "Cadarços"
Oi Futuro Flamengo recebe obras dos artistas italianos Giancarlo Neri e Massimo Rizzuto em seus espaços de arte pública. A obra “Barroco elétrico”, de Giancarlo Neri, ocupará o Grande Campo, com 10 metros de altura, o projeto se apropria da imagem do poste de energia elétrica que está localizado próximo à entrada do prédio do Oi Futuro e que aparece no campo de visão de quem olha para o Grande Campo. Já o espaço Tech_Nô recebe a obra “Stringhe #8” (“Cadarços #8”), do artista Massimo Rizzuto. A exposição lança o olhar sobre o homem e a sua condição de ser ligado aos outros, apesar da inevitável solidão, conectado por fios sutis nos quais ele encontra a possibilidade de se conduzir. 
Quando: de 1º de março a 1º de maior de 2016. De terça a domingo, de 11h às 20h.
Onde: Oi Futuro Flamengo - Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.oifuturo.org.br

"Rapunzel"
O Prêmio CCBB Contemporâneo apresenta o sétimo de dez projetos contemplados, por edital nacional, para a temporada de 2015-2016. A instalação "Rapunzel", da artista mineira Flávia Bertinato, é composta por sete carretéis de ferro, um preso à parede e os demais distribuídos no espaço expositivo. Os carretéis carregam metros e metros de tranças douradas, feitas manualmente de fibra de sisal natural.
Quando: de 24 de fevereiro a 28 de março de 2016. De quarta a segunda, de 9h às 21h.
Onde: CCBB Rio - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: http://culturabancodobrasil.com.br

Marcel Gautherot/Instituto Moreira Salles
Fotografia de Marcel Gautherot Imagem: Marcel Gautherot/Instituto Moreira Salles
"Modernidades Fotográficas, 1940-1964"
Com obras emblemáticas do seu acervo, o Instituto Moreira Salles Rio recebe a mostra "Modernidades Fotográficas, 1940-1964", que já passou por Berlim, Lisboa, Paris e Madri. Com obras dos fotógrafos Thomas Farkas, José Medeiros, Marcel Gauthetor e Hans Guntes Flieg, a exposição é a nova de longa duração em cartaz na Galeria Marc Ferrez, no IMS. São mais de 160 fotografias de um período importante para a forma'ão da fotografia moderna brasileira, que exploram o fotojornalismo, o modernismo, a abstração e a fotografia industrial.
Quando: de 20 de março de 2016 a 26 de fevereiro de 2016. De terça a domingo, de 11h às 20h.
Onde: IMS Rio - Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.ims.com.br

"Ao amor do público I - Doações da ArtRio"
A exposição reúne obras doadas ao MAR a longo das últimas edições da ArtRio, feira de arte realizada no Rio de Janeiro. Entre 2012 e 2015, durante as feiras e em diálogo com artistas, colecionadores e galeristas, a curadoria do MAR indicou obras de interesse de sua coleção, e parte dessas obras foram doadas à Coleção MAR.
Quando: de 8 de março a 24 de maio de 2016. De terça a domingo, de 10h às 17h.
Onde: MAR - Praça Mauá, 5 - Centro.
Quanto: R$8 (inteira). Entrada gratuita às terças.
Mais informações: www.museudeartedorio.org.br
 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento