Topo

Virada Cultural de SP será em 21 e 22 de maio e abre inscrições a artistas

Do UOL, em São Paulo

05/02/2016 13h51

A 12ª edição da Virada Cultural de São Paulo será realizada nos dias 21 e 22 de maio, e a Secretaria Municipal de Cultura já recebe propostas artísticas para o evento. Os interessados em fazer parte das atrações devem se inscrever até 2 de março.

Os candidatos precisam preencher um formulário com os dados de seus projetos, que serão analisados por uma comissão curadora – cujos membros ainda serão anunciados. Não serão aceitos cadastros por e-mail ou entrega de materiais pessoalmente.

A comissão julgadora vai avaliar propostas em diferentes áreas, como música, teatro, stand-up, dança, circo, cinema, artes visuais, literatura, cultura popular, arte de rua e gastronomia. Os projetos podem ser direcionados a públicos de todas as idades.

O objetivo desse chamamento, segundo a secretaria, é aumentar ainda mais a pluralidade da Virada.

"Virada da Regressão"

A Virada de 2015, face ao histórico de dez edições anteriores, pôde ser definida como a "Virada da Regressão", ao voltar atrás em vários passos. Voltou a ter um tamanho humanizado, a ter controle de uma curadoria, e passou a cuidar melhor da segurança e do transporte. Perdeu entretanto, talvez pela cautela excessiva, o ímpeto de programação. Foi menos ousada, buscou menos o novo e a surpresa.

Por outro lado, os shows não se concentraram apenas no centro, foram para a periferia, e a galinhada do chef Alex Atala retornou ao evento, após muita confusão na edição de 2012. A 11ª Virada Cultural da capital paulista também teve homenagem aos 50 anos da Jovem Guarda e tributo à dama da música caipira Inezita Barroso, que morreu em março do ano passado.