Topo

Mais de 80 prédios históricos de SP abrem ao público neste fim de semana

Fachada do edifício onde está a Sala São Paulo, Estação Júlio Prestes e Secretaria da Cultura do Estado - Renata Beltrão
Fachada do edifício onde está a Sala São Paulo, Estação Júlio Prestes e Secretaria da Cultura do Estado Imagem: Renata Beltrão

Do UOL, em São Paulo

10/12/2015 16h47

São Paulo recebe, neste sábado (12) e domingo, a 1ª Jornada do Patrimônio, que abre para visitação mais de 80 edifícios históricos da cidade, públicos e privados. Os prédios ficarão abertos das 9h às 20h, nos dois dias, com entrada gratuita.

O público poderá aproveitar diversas atividades especiais em cada endereço, além de conhecer lugares curiosos e importantes para a história de São Paulo, como o prédio da estação Júlio Prestes, o Museu da Imigração e a Casa de Dona Veridiana Prado, em Higienópolis.

Entre os edifícios que fazem parte da Jornada estão o Theatro Municipal de São Paulo, a Sala São Paulo, Biblioteca Prestes Maia, Biblioteca Mário de Andrade, Edifício PortoMED, Casa Mário de Andrade, Solar da Marquesa de Santos, Casa da Imagem, Pátio do Colégio, Centro Cultural Banco do Brasil, Igreja de São Francisco, Cemitério do Araçá, Casa de Dona Veridiana Prado, Cemitério da Colônia, Instituto Italiano de Cultura, Casa de Cultura Tendal da Lapa, Sítio da Ressaca, Casa do Tatuapé,  Edifício Martinelli, Monumento à Independência - Capela Imperial, Câmara Municipal de São Paulo, Sítio Morrinhos, Capela do Morumbi, Biblioteca Pública Roberto Santos (temática em cinema), Casa Modernista, Museu da Imigração, Casa do Bandeirante, Chácara Lane, Arquivo Histórico de São Paulo, entre outros.

O evento tem como objetivo levar o público a conhecer o patrimônio histórico, artístico e cultural de São Paulo e integrar o calendário anual da cidade, assim como as Journées du Patrimoine, que acontecem desde 1984 em Paris, e a Open House, de Nova York.

A programação completa de cada espaço está disponível no site http://jornadadopatrimonio.com.br/

Samba

O samba paulistano, registrado como patrimônio imaterial da cidade em 2013, também faz parte da Jornada. No sábado, às 14h, o Samba da Vela se apresenta na Biblioteca Prestes Maia, enquanto o Berço do Samba de São Mateus estará no Mercadão, no mesmo horário.

No domingo, às 13h, o Thobias e a Velha Guarda da Vai Vai se apresentam na Vila Itororó; às 14h, o grupo Demônios da Garoa estará no Mercadão; e a cantora Fabiana Cozza canta no Teatro Arthur de Azevedo, às 19h.

Theatro Municipal de São Paulo

No Theatro, haverá uma homenagem ao poeta Mário de Andrade, um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. No hall, o ator Pascoal da Conceição interpreta o poeta no espetáculo "Bach a Bachianas", acompanhado de Rosana Lancelotti ao piano, às 15h do sábado.

Também em homenagem a Mário, o saguão da Prefeitura, recebe Marília Vargas cantando modinhas imperiais pelo poeta no domingo, às 12h.

O Coral Paulistano Mário de Andrade apresenta quatro concertos gratuitos durante a 1ª Jornada: sábado, às 12h e 15h, e no domingo, às 11h e 14h, na Sala do Conservatório da Praça das Artes, ao lado do Theatro Municipal.

No domingo, às 11h, o Coral Paulistano se apresenta no Cemitério Perus (Cemitério Dom Bosco: Estrada do Pinheirinho). Com direção do maestro Martinho Lutero, o repertório é composto sambas e músicas de Câmara.

Júlio Prestes e Sala São Paulo

O edifício que abriga a estação Júlio Prestes e a Secretaria de Cultura do Estado terá um roteiro de visitas que passa pela sala de reuniões, sala do secretário, saleta de espera, hall principal, foyer e estação das artes.

O espaço já serviu de cenário para gravações de filmes, propagandas e seriados de TV, como a última temporada da série “Sessão de Terapia”, com os atores Camila Pitanga e Zécarlos Machado, na Sala de Reuniões.

As visitas guiadas acontecem às 10h, 12h e 14h, com duração de 30 minutos, com acompanhamento de técnicos do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico da Secretaria da Cultura de São Paulo). Para participar basta comparecer à Secretaria da Cultura (rua Mauá, 51, Luz), com meia hora de antecedência.

A visita à Sala de Concertos da Sala São Paulo entra no roteiro no domingo, às 10h. Os visitantes vão conhecer a história e curiosidades do espaço, eleito pelo jornal britânico "The Guardian" uma das 10 melhores salas de concerto do mundo. 

Palacete Nhonhô Magalhães

Construído entre 1930 e 1937, o palacete do barão de café Nhonhô Magalhães, que pertence ao Shopping Pátio Higienópolis, será aberto pela primeira vez para visitação pública, no sábado.

Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de dezembro, pelo telefone (11) 3289-2699, ou pelo e-mail casaraohistorico@spmj.com.br. As visitas serão limitadas a três grupos de 15 pessoas, em três horários (11h, 14h e 16h). 

Durante o passeio, os visitantes poderão ouvir um pouco da história do palacete e passear pelo seu saguão principal, pelo andar superior e primeiro subsolo, com destaque para a área do teatro e belvedere. O percurso tem duração estimada de 45 minutos.

Teatro e cinema

Uma programação teatral também estará na Jornada, como patrimônio imaterial paulistano. Estarão em cartaz 26 peças, entre elas o Teatro da Vertigem com "Fragmentos d'O Filho", na Casa do Povo (sábado, às 21h30), o Grupo XIX com “Hysteria”, no Palácio da Justiça de São Paulo (sábado, às 16h).

No domingo, haverá apresentações de "Hygiene" no Solar da Marquesa (às 16h) e o Teatro Brincante, do dançarino Antônio Nóbrega, no Theatro Municipal (às 19h).

Para os cinéfilos, a programação conta com exibições ao ar livre, no Mirante 9 de julho, dos filmes "O Bandido da Luz Vermelha" (às 19h), "Edifício Master" (às 21h).

Na Praça Marechal Deodoro serão exibidos "Macunaíma" (às 20h), "São Paulo S.A." (22h) e "Grande Momento" (0h), este com trilha sonora ao vivo pelo pianista Ricardo Monteiro.

Serviço
1ª Jornada do Patrimônio
Quando:
12 e 13 de dezembro, das 9h às 20h
Onde: Mais de 80 edifícios de São Paulo
Quanto: Gratuito
Mais informações: http://jornadadopatrimonio.com.br/