Topo

Teatro, cinema e oficinas celebram no Rio aniversário de Clarice Lispector

Ganhadora do prêmio Shell, a atriz Rita Elmôr estrela a peça "Clarice e eu. O mundo não é chato" - Divulgação
Ganhadora do prêmio Shell, a atriz Rita Elmôr estrela a peça "Clarice e eu. O mundo não é chato" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/12/2015 19h02

Para celebrar o aniversário da escritora Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920, o IMS (Instituto Moreira Salles), na Gávea, no Rio, terá programação com teatro, cinema e ação educativa nesta quinta (10). A entrada é gratuita.

A programação começa com ações educativas para jovens e adultos, às 12h30 e às 15h, com leitura de crônicas e produção de textos, baseada em manuscritos de Clarice.

Mais tarde, às 20h, será apresentada a peça "Clarice e eu. O Mundo não é Chato", que terá distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.

A montagem é uma adaptação de textos de Clarice Lispector e conta com a atriz Rita Elmôr, que venceu o prêmio Shell de melhor atriz ao interpretar a escritora no monólogo “Que mistérios têm Clarice”, em 1998.

A peça mostra um lado bem-humorado, mesmo que crítico, de Clarice, ao tratar de situações constrangedoras e engraçadas do comportamento humano.

Antes da peça, será exibido o filme de 15 minutos, "O ovo, Clarice e a Galinha", que tem direção dos poetas Eucanaã Ferraz e Laura Liuzzi. O curta apresenta trechos do conto "O ovo e a Galinha" lidos por diversas pessoas.

No sábado, haverá ainda uma oficina sobre memórias, baseado no livro "Para não Esquecer", voltada a crianças a partir de seis anos.

A unidade de Poços de Caldas (MG) do IMS também participa da celebração com a atividade "Soltando os Bichos no Jardim", às 15h. Mais informações no site do IMS.

Programação

10 de dezembro, quinta-feira, às 12h30 e 15h
Anotações imediatas: atividade educativa com leitura de crônicas e produção textual.
Jardins da casa | para jovens e adultos

20h
Exibição do filme "O Ovo, Clarice e a Galinha" (15 min)
Direção de Eucanaã Ferraz e Laura Liuzzi

Apresentação da peça Clarice e eu. O mundo não é chato (60 min)
Com Rita Elmôr
Direção: Rubens Camelo  

12 de dezembro, sábado, às 16h
"Para não esquecer" - Como guardar um momento feliz, uma ideia ou um sentimento? Inspirada no livro homônimo de Clarice, a atividade educativa convida os participantes a criar uma imagem poética com base nas suas memórias.
Para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por responsáveis.

Serviço
Hora de Clarice
Quando: 
10 e 12 de dezembro de 2015
Onde: Instituto Moreira Salles - Rio de Janeiro - Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Quanto: Gratuito
Mais informações: (21) 3284-7400 e http://ims.com.br/ims