Topo

Casa Daros, no Rio, tem entrada gratuita em última semana de funcionamento

28.out.2015 - Vista aérea da Casa Daros, que encerra suas atividades em dezembro - Armando Paiva/Eleven
28.out.2015 - Vista aérea da Casa Daros, que encerra suas atividades em dezembro Imagem: Armando Paiva/Eleven

Do UOL, em São Paulo

07/12/2015 16h07

A Casa Daros, no bairro de Botafogo, no Rio, encerra suas atividades no dia 13 de dezembro, quando chega ao fim a exposição "Cuba - Ficción y fantasía". Em sua última semana, o museu tem entrada gratuita para todo o público, de quarta a domingo.

A última exposição, em cartaz desde setembro, reúne dezenas de obras de 15 artistas cubanos. Com curadoria de Hans-Michael Herzog e Katrin Steffen, a mostra contempla um período de mais de 30 anos de produção cubana, com obras feitas entre 1975 e 2008. Segundo Herzog, o acervo cubano foi o primeiro a ser adquirido pela instituição e a Casa Daros não poderia fechar sem antes mostrar parte dessas obras para o público brasileiro.

Obra "La Familia" (1991), de Belkis Ayón - Peter Schälchli/Divulgação - Peter Schälchli/Divulgação
"La Familia" (1991), de Belkis Ayón
Imagem: Peter Schälchli/Divulgação
Grande parte dos artistas vivem e trabalham em Havana, e isso reforça ainda mais a ilha como inspiração para a criação das obras. Utilizando recursos da ironia e do sarcasmo, e a partir de uma distância crítica, as obras dialogam com questões econômicas do país, com o sistema de governo cubano, e com a história de Cuba e sua cultura. As religiões afro-cubanas também são temas centrais de algumas das obras na mostra.

A última exposição da Casa Daros é uma grande oportunidade para conhecer artistas como Ana Mendieta, figura importante na performance e vídeo-arte, o trio Los Carpinteiros, que já participaram de uma exposição na casa ("Ilusões", inaugurada em 2014), os irmãos Ivan e Yoan Capote, Santiago Rodríguez Olazábal, Marta María Pérez, Belkis Ayón, Javier Castro, José Bedia, Manuel Piña, Tania Bruguera, entre outros nomes.Um dos destaques é a instalação "El Bloqueo", do artista Tonel.

Casa Daros

Totalmente dedicada à produção artística latino-americana contemporânea, a Casa Daros chegou no Brasil em março de 2013 e desde então apresentou diversas mostras paralelas e quatro grandes exposições, entre elas a recente "Made In Brasil", que reuniu obras de Vik Muniz, Miguel Rio Branco, Ernesto Neto, Cildo Meireles, e outros artistas brasileiros.

O centro cultural é ligado à Coleção Daros Latinamerica, instituição suíça, que possui um acervo de mais de mil trabalhos representativos de 120 artistas que nasceram ou trabalham na América Latina.

Localizado em Botafogo, o antigo casarão da Casa Daros é tombado como patrimônio histórico desde 1987. Seu projeto monumental de restauro e modernização levou mais de cinco anos para ser concluído, o custo total da obra foi de R$ 67 milhões. 

Segundo o diretor, a decisão sobre o fechamento da casa no Rio é estratégica, de não operar mais como centro cultural fixo e voltar a ser apenas um acervo de empréstimo de obras. A partir de 2016, a Coleção Daros Latinamerica se dedicará apenas a dar visibilidade às suas obras em exposições em museus pelo mundo.

O casarão em Botafogo foi vendido para o grupo Eleva Educação, que passará a operar em fevereiro de 2016.

Serviço
Exposição "Cuba - Ficcíon y Fantasía"
Quando:
 Até 13 de dezembro de 2015. De quarta a sábado, de 11h às 19h, e domingos e feriados, de 11h às 18h.
Onde: Rua General Severiano, 159 - Botafogo.
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: www.casadaros.net