Cerâmicas e esculturas estão em novas exposições em cartaz no Rio
Roteiro indica novas exposições em cartaz em centros culturais e museus do Rio de Janeiro, entre eles mostra de cerâmica japonesa no Museu Histórico Nacional, exposição de carrancas no Instituto Moreira Salles e mais.
Confira o roteiro completo:
“Cerâmica do Japão: A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês”
Em comemoração aos 120 anos de amizade entre Brasil e Japão, o Museu Histórico Nacional recebe a mostra de cerâmica com 70 peças de 35 artistas diferentes, que trabalham com obras inovadoras da arte da cerâmica japonesa. Com o tema “vasilhames”, a mostra revela a perspectiva de cada artista sobre a funcionalidade dos objetos de cerâmica. Como parte da mostra, o Museu oferece oficinas de Ikebana nos dias 4, 5, 6, 12 e 13 de dezembro, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30, as incrições são por ordem de chegada na sala de exposição.
Quando: 2 a 20 de dezembro de 2015. De terça a sexta, de 10h às 17h30, sábados, domingos e feriados de 14h às 18h.
Onde: Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora - Centro.
Quanto: R$8 (inteira). Entrada gratuita aos domingos.
Mais informações: www.museuhistoriconacional.com.br
"Dois Atlânticos e um Pacífico"
A brasileira Malu Fatorelli e a norte-americana Marty Baird apresentam trabalhos de quinze anos de parceria no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. O encontro teve início durante a residência artística de ambas na Califórnia. A exposição aborda temas como o tempo, as diferenças de país, geografia e língua e condições de trabalho. As artistas exibem obras como “Panorama da Lagoa Rodrigo de Freitas” (2008) e “Para Desenhar o Mar” (2014), de Malu, e a série “Ocean Drawings” (2007), de Marty.
Quando: de 5 de dezembro de 2015 a 27 de fevereiro de 2016. Segundas, quartas e sextas de 12h às 20h, e terças, quintas e sábados de 10h às 18h.
Onde: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica - Rua Luís de Camões, 68 - Praça Tiradentes.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 2242-1012.
"Prix Photo Web 2014"
A Galeria Aliança Francesa recebe as três séries vencedoras do Prix Photo Web 2014, que teve como tema “Dia de festa no Brasil ou na França”. As 30 fotografias que compõem a exposição foram feitas por Bruno Covello, primeiro colocado com a série “Carnaval de Rua do Onodi”, Gustavo Moura, com “Festa de N. Sra. do Rosário - PB”, e Daniel Caron, escolhido pelo júri popular com a série “Carnavais de Outrora”.
Quando: de 2 de dezembro de 2015 a 13 de fevereiro de 2016. De segunda a sexta de 14h às 20h, e sábado de 9h às 13h.
Onde: Galeria Aliança Francesa - Rua Muniz Barreto, 746 - Botafogo.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3299-2000.
"Fernando Lindote: trair Macunaíma e avacalhar o Papagaio"
Com cerca de 180 obras, o Museu de Arte do Rio recebe a mostra do artista gaúcho Fernando Lindote. A exposição é comporta por quatro núcleos, que apresentam desenhos, ilustrações, pinturas e esculturas do acervo do artista, incluindo ainda obras criadas exclusivamente para a mostra no MAR. Em conjunto com as obras de Lindote, a exposição recebe trabalhos de Victor Brecheret, Maria Martins e outros artistas, e objetos e documentos.
Quando: de 1º de dezembro de 2015 a 24 de abril de 2016. Terça de 10h às 19h e de quarta a domingo de 10h às 17h.
Onde: Museu de Arte do Rio - Praça Mauá, 5 - Centro.
Quanto: R$ 8 (inteira). Entrada gratuita às terças.
Mais informações: www.museudeartedorio.org.br
Aparição
Exposição coletiva na Caixa Cultural mapeia a produção contemporânea de esculturas com obras de 17 artistas, produzidas nos últimos cinco anos. Entre os artistas estão Flora Leite, João Loureiro, Floriano Romano, André Griffo, Wagner Malta, Débora Bolsoni, entre outros. A mostra apresenta algumas possibilidades para a prática da escultura, com trabalhos feitos em suportes de objeto, vídeo, fotografia, arte sonora e instalação.
Quando: 21 de novembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016. De terça a domingo, de 10h às 21h.
Onde: Caixa Cultural Rio - Av. Almirante Barroso, 25 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3980-3815.
"A Viagem das Carrancas"
O Instituto Moreira Salles recebe para a mostra 38 esculturas de carrancas, fotografias, objetos e documentos, além de duas figuras de proa. Em 1946, o fotógrafo Marcel Gautherot, em parceria com o etnólogo e também fotógrafo Pierre Verger, percorreu o rio São Francisco documentando a vida das populações ribeirinhas e registrou imagens das carrancas que ainda existiam nas embarcações da região, parte desse registro está presente na exposição.
Quando: de 5 de dezembro de 2015 a 20 de março de 2016. De terça a domingo, das 11h às 20h.
Onde: Instituto Moreira Salles - Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.ims.com.br
"Encontros Carbônicos"
Com 25 trabalhos de artistas variados, a exposição reúne obras inéditas e outras que serão revisitadas dentro de um novo contexto. A mostra procura discutir perspectivas sobre o futuro, como no trabalho de Daniel Steegmann Mangrané, a série “Novos Estudos” (2013), com doze fotografias sobre o aumento do desmatamento, ou a escultura “Gigante minerador" (2014), uma máquina de mineração de criptomoedas da dupla Maíra das Neves & Pedro Victor Brandão.
Ainda na lista estão os artistas Milton Machado, Marina Fraga, Tiago Mata Machado, Cinthia Marcello, Pedro Urano, Paulo Paes, Simone Cortezão e o músico Rodrigo Amarante.
Quando: de 21 de novembro a 20 de dezembro de 2015. De terça a domingo, de 13h às 21h.
Onde: Oi Futuro Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 54 - Ipanema.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.oifuturo.org.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.