Entretenimento

Obra da Bienal de Curitiba propõe um café em homenagem à santa Maria Bueno

Divulgação
"Café Bueno" é um espaço dedicado à santa curitibana Maria Bueno e une essa homenagem ao café. Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em Curitiba

18/11/2015 16h50

Tomar um café em uma obra de arte. Essa é a proposta da mostra "Café Bueno", do artista espanhol Antoni Miralda, em exposição no Museu Municipal de Arte - Portão Cultural durante a Bienal Internacional de Curitiba, que movimenta espaços culturais da capital paranaense até o dia 6 de dezembro.

A obra é baseada na história da santa popular curitibana Maria Bueno, que ficou conhecida pelo artista em agosto, quando Miralda esteve em Curitiba para estudar o comportamento e cultura local. O artista percebeu que a cidade tinha muitos cafés e por isso mesclou os dois conceitos em uma obra só: o Café Bueno.

Parte da mostra "Que Luz é Essa?", a proposta de Miralda compõe o núcleo "Reflexus", que reúne obra de seis artistas. As obras deste núcleo foram projetadas dentro do conceito de "site-specific", ou seja, pensadas para dialogar diretamente com o espaço, a temática e a proposta da exposição.

Divulgação
Detalhes da obra exposta no Museu Municipal de Arte - Portão Cultural, com entrada franca. Imagem: Divulgação
Com visual pop e conceitos vindos do fast-food, o café tem cardápio ecumênico e layout totalmente assinado pelo artista, que contou com a colaboração do artista e chef local Washington Silvera. O cardápio inclui como entrada hóstias simbólicas com creme de azeitona preta, presto de tomate seco ou creme de berinjela.

Os pratos principais são Blintzes de Verdura (influência judaica), Charutos de folha de uva (islâmica), Bacalhau desfiado com batatas (católica) e Xinxin de galinha (afro-brasileira). A sobremesa é coalhada com mel e amêndoas.

A obra Café Bueno está exposta no Museu Municipal de Arte – Portão Cultural, com entrada franca. O cardápio é servido aos sábados, das 11h às 16h.

Bienal

A Bienal Internacional de Curitiba completa 22 anos em 2015 e prioriza nesta edição a arte que vai para as ruas, com ações que não se restringem aos museus, centros culturais e galerias.

Tem curadoria geral do crítico de arte Teixeira Coelho e é realizada em Curitiba até o dia 6 de dezembro com obras de artistas dos cinco continentes em mais de 100 espaços da cidade. Toda a programação é gratuita, exceto pelas exposições no MON, que segue com o mesmo valor de entrada para as demais exposições (R$ 9 e R$ 4,50).

Mais informações sobre a Bienal Internacional de Curitiba podem ser obtidas pelo site bienaldecuritiba.com.br.

Serviço
Exposição "Café Bueno"
Quando: Aos sábados, das 11h às 16h
Onde: Museu Municipal de Arte – Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3.432, Portão)
Quanto: Entrada franca
Mais informações: Pelo site http://bienaldecuritiba.com.br

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo